As vendas de robôs aspiradores dispararam durante o festival de compras Double 11 deste ano, impulsionadas pela política de subsídio do governo chinês para a troca de equipamentos usados por novos. Dados da Suning.com indicaram que, entre 14 de outubro e 11 de novembro, as vendas de robôs aspiradores inteligentes aumentaram 200% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o portal de notícias chinês Yicai, durante o período de 14 de outubro até 12 de novembro, às 8 horas (horário de Pequim), as marcas Ecovacs, Roborock, Dreame, Narwal e Tineco lideraram, respectivamente, o ranking acumulado de eletrodomésticos de limpeza na JD.com. Anteriormente, a Roborock ocupou a primeira posição por um período, evidenciando a intensa competição entre as principais marcas do setor.
Atualmente, a taxa de penetração dos robôs aspiradores domésticos na China é de aproximadamente 5%. A política de “subsídio nacional” tem contribuído para a redução dos preços e a maior popularização desses dispositivos, o que, por sua vez, levanta preocupações sobre a manutenção da estabilidade dos lucros no setor.
Com o “subsídio nacional”, o preço médio dos robôs aspiradores caiu, desafiando a estabilidade dos lucros no setor. Na plataforma JD.com, robôs aspiradores de médio e alto nível, entre RMB 2.000 e RMB 7.000, tiveram alta demanda, com alguns modelos esgotados e em pré-venda, enquanto mais opções de robôs populares abaixo de RMB 1.000 surgiram no mercado. Segundo analistas da All View Cloud Data Technology, após a implementação do subsídio, de 26 de agosto a 13 de outubro deste ano, as vendas no varejo de robôs aspiradores domésticos cresceram 63% online e 94% em lojas físicas.
Embora os eletrodomésticos de limpeza não estejam entre as oito principais categorias do “subsídio nacional” (que inclui TVs, ar-condicionados, geladeiras/freezers, máquinas de lavar/secadoras, computadores, exaustores, fogões a gás e aquecedores de água), várias localidades passaram a incluir esses produtos na lista de subsídios ao implementar a política. Atualmente, a taxa de penetração dos robôs aspiradores domésticos no mercado é de apenas 5%. Caso essa taxa atinja 10% no futuro, espera-se que os preços desses aparelhos continuem a cair com a popularização.
O relatório de pesquisa da All View Cloud Data Technology apontou que este ano os consumidores realmente compraram produtos de eletrodomésticos de limpeza a preços baixos. Se não houver “subsídio nacional” no próximo ano e os produtos das empresas não reduzirem os preços, os consumidores comprarão ou não, se os preços forem reduzidos, como garantir os lucros, e se os produtos serão reduzidos, são questões que estão diante das empresas de eletrodomésticos de limpeza.
Fonte: yicai.com