Tecnologia

SPIC anuncia fabricação em massa de pilha de ferro-cromo com maior voltagem do mundo

Vista interna do maior projeto de demonstração de armazenamento de energia de 250KW do mundo localizado em Zhangjiakou

 

Recentemente, a State Power Investment Corporation (SPIC, sigla em inglês), empresa estatal de geração de energia da China, anunciou que a linha de produção em massa de bateria de fluxo redox de ferro-cromo (FeCrRFB), Ronghe-1, que possui direitos de propriedade intelectual independentes, foi colocada em operação. Cada linha de produção pode produzir 5000 unidades de 30kW de pilhas de bateria por ano.

A empresa afirma que a tecnologia de armazenamento de energia de bateria de fluxo de ferro-cromo é conhecida como uma das mais segura e em larga escala. A solução eletrolítica desta tecnologia é uma solução aquosa, que não explodirá, pode alcançar energia e capacidade sob demanda, personalização flexível e tem as vantagens de longa vida útil do ciclo, boa estabilidade, fácil recuperação, ampla faixa de temperatura operacional, baixo custo, etc.


Diagrama do princípio; Fonte: SPIC.

A empresa disse também que, após o projeto experimental ter sido concluído e aplicado com sucesso no projeto de demonstração de 250 kW/1,5 MWh, na cidade de Zhangjiakou, província de Hebei, no final de 2020. Esta tecnologia já tem funcionado de forma estável por quase 400 dias, completou mais de 200 ciclos de carga e descarga, resistiu ao teste de frio extremo de -40℃ na região de Zhangjiakou e hoje continua a armazenar e fornecer energia elétrica limpa com mais de 50.000 KWH, nas zonas de Olimpíada de Inverno.

Segundo os dados de energia elétrica apresentados pela SPIC, estima-se que para cada 1 GW de sistema de armazenamento de energia por bateria de fluxo líquido ferro-cromo com 6 horas de armazenamento de energia, pode aumentar a energia eólica de alta qualidade e energia fotovoltaica na rede de energia em 1980 GWh por ano, reduzir diretamente as emissões de carbono em cerca de 196 milhões de toneladas e as emissões de poeira em cerca de 540 mil toneladas, equivalente a substituir o carvão padrão por cerca de 750 mil toneladas.

De acordo com a nova política de distribuição e armazenamento de energia, cada novo sistema de 1GW de armazenamento de energia pode suportar 5 GW de energia nova a ser conectada à rede. Calculado de acordo com o número de horas de uso anual de 1500 horas, reduz indiretamente as emissões de dióxido de carbono em 7,48 milhões de toneladas, reduz as emissões de poeira em 2,04 milhões de toneladas e economiza 2,86 milhões de toneladas de carvão.

 

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome