A Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla inglesa) publicou no dia 26 de março, duas imagens laterais de Marte nos hemisférios sul e norte capturadas pelo primeiro detector da missão de exploração chinesa Tianwen-1. Na imagem, Marte apresenta com forma de “Lua Crescente” e uma textura claramente visível na superfície.
A sonda Tianwen-1 chegou a 11.000 km de distância de Marte e fotografou o panorama desse planeta com uma câmera de resolução média. Devido a sonda ter estado na parte traseira do lado de Marte (voltado para o Sol), foram obtidas duas imagens do “Corpo Lateral”.
Fonte: Diário do Povo e a CNSA; Imagem do hemisfério norte do Marte; A imagem do lado do hemisfério norte foi tirada pela câmera de resolução média por Tianwen-1, a uma altitude de cerca de 11.500 km, em 18 de março de 2021, horário de Pequim.
Atualmente, a sonda Tianwen-1 já estacionou na órbita de Marte e operou por um mês. Equipamentos como câmera de alta e média resolução, espectrômetros de minerais, analisadores de partículas de energia marciana, analisadores de partículas iônicas e neutras, magnetômetros e outros módulos estão sendo ligados sucessivamente para explorar Marte e obter dados científicos.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo