A EHang, empresa líder global em tecnologia de mobilidade aérea urbana, anunciou que o sistema de veículo aéreo autônomo tripulado EH216-S, desenvolvido independentemente pela empresa, obteve com sucesso um certificado da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), marcando a primeira vez que o EH216-S a receber o Certificado de Tipo (TC).
Isso significa que o projeto de tipo do EH216-S está em total conformidade com os padrões de segurança e os requisitos de aeronavegabilidade da CAAC, e é qualificado para a operação comercial de veículos aéreos autônomos tripulados.
Como o primeiro certificado de tipo do mundo para veículos elétricos aéreos autônomos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), sua inovação e sucesso estabelecem uma referência importante para a certificação de aeronavegabilidade de eVTOL inovadores na China e no mundo.
Em 13 de outubro, a cerimônia de concessão do certificado de tipo de sistema de veículo aéreo autônomo tripulado EH216-S foi realizada no Centro de Conferência Internacional de Aviação Civil (CAICC) em Pequim, onde a CAAC emitiu o certificado de tipo de sistema de veículo aéreo autônomo tripulado EH216-S para a EHang.
Desde janeiro de 2021, quando a CAAC aceitou oficialmente o pedido de TC para o EH216-S, após mais de 1.000 dias e noites de esforços incessantes, a equipe da EHang tem trabalhado em estreita colaboração com a CAAC e a equipe de revisão, inovando e buscando rigorosamente evidências, e concluiu com sucesso todo o processo de certificação TC, provando que a EHang tem a capacidade de projetar, desenvolver e fabricar produtos maduros de veículos aéreos eVTOL tripulados de forma independente.
Como tecnologia e produto subversivo e inovador, o EH216-S é diferente das aeronaves e veículos tradicionais em termos de arquitetura técnica, configuração, desempenho e função, bem como modo de operação e ambiente de voo. A CAAC e o EH216-S, por um lado, adotaram os rigorosos padrões da aviação civil tradicional, que foram acumulados nos últimos cem anos e, por outro lado, com base nos regulamentos da aviação civil tradicional, inovaram e formularam rigorosamente as bases de validação e os métodos de conformidade que estão mais de acordo com as características técnicas do EH216-S para realizar o trabalho de qualificação de tipo.
Em termos de padrões de validação de aeronavegabilidade, reunindo os principais especialistas da CAAC e de suas várias administrações locais, faculdades de aviação e institutos de pesquisa, as “Condições específicas do sistema de UAV EH216-S para o EH216-S” foram lançadas oficialmente em fevereiro de 2022. Com o sistema global de regulamentação da aeronavegabilidade da aviação relacionada ao eVTOL ainda sendo explorado gradualmente, a China formulou rigorosa e cientificamente a base regulatória que realmente se aplica à validação da aeronavegabilidade do sistema de veículo aéreo tripulado EH216-S, que é fruto da sabedoria coletiva da CAAC, da EHang e de profissionais de aeronaves não tripuladas em todo o país, e tem um significado histórico inovador, e fornecerá a base para o trabalho subsequente de validação da aeronavegabilidade dessa categoria na China e até mesmo no exterior.
Ele estabeleceu uma base sólida para um desenvolvimento mais eficiente e amplo da certificação de aeronavegabilidade nacional e até mesmo internacional para essa categoria de aeronave.
Em termos de validação, o EH216-S realizou um grande número de testes de laboratório, testes de solo e testes de voo em laboratórios de aviação profissionais e locais de teste em muitos lugares na China, que incluem, entre outros, o desempenho do material principal, a resistência estrutural, o retardador de chamas, a resistência a colisões, a toxicidade de gás, os equipamentos, o ambiente do sistema, a simulação de software, o link de dados, a estação de controle de solo, a função da aeronave, a compatibilidade eletromagnética, o desempenho de voo e a função de manobrabilidade.
A verificação do voo de teste do EH216-S inclui a verificação de defeitos pré-fabricados, falhas e interferência de componentes, equipamentos e de toda a aeronave durante o teste e o voo de teste, além da verificação abrangente e rigorosa da segurança, da aeronavegabilidade, do desempenho, da função, do uso e da confiabilidade do EH216-S, que inclui mais de 500 assuntos do teste de aterrissagem, mais de 40.000 voos de teste de ajuste e mais de 65 itens e 450 assuntos do teste de verificação de conformidade formal.
“Vamos aderir ao princípio da segurança em primeiro lugar, lançar a operação comercial da aeronave eVTOL não tripulada EH216-S, continuar avançando em direção ao nosso objetivo estratégico de operador de plataforma de tráfego aéreo urbano e nos dedicar a realizar a missão de permitir que todos desfrutem de um tráfego aéreo seguro, automatizado e ecologicamente correto”, disse Hu Huazhi, fundador, presidente e CEO da EHang.
Fonte: ehang.com
Imagem principal: Wang Jingqiang/ Xinhua