Tecnologia Economia

Sistema de navegação global por satélite da China Beidou-3 presta serviços para o mundo todo

Em 23 de junho de 2020, junto com o lançamento bem-sucedido do último satélite de órbita geoestacionária (GEO, sigla em inglês), o sistema global de navegação por satélite (GNSS, sigla em inglês) Beidou-3 completou sua rede global, e em 31 de julho, o sistema Beidou-3 foi oficialmente aberto. Desde então, o sistema de navegação por satélite, que representa a força da pesquisa científica da China, começou a prestar serviços para o mundo todo. A China tornou-se oficialmente o terceiro país do mundo a possuir um GNSS independente, colocando assim a segurança da informação de espaço-tempo nas próprias mãos, tendo total autonomia delas.

Depois de se tornar um fornecedor principal de GNSS, o próximo passo mais importante é aplicar a tecnologia em várias indústrias. De acordo com o “Livro Branco do Desenvolvimento da Indústria de Serviços de GNSS e GPS da China 2020” publicado pelo GNSS & LBS Association of China (GLAC), estima-se que o valor total da produção da China nesse setor atinja 400 bilhões de yuans em 2020, e está crescendo de forma constante. Em 2019 o valor total de produção é de 345 bilhões de yuans, tendo um aumento de 14,39% comparando os valores.

De acordo com o “Livro Branco”, o sistema Beidou-3 gerou benefícios econômicos e sociais significativos nos campos de transporte, segurança pública, previsão do tempo, mitigação de desastres, entre outros. Espera-se que até 2025, a escala de produção da Beidou-3 da China atinja 644 bilhões de yuans.

(Imagem relativo ao Livro Branco do Desenvolvimento da Indústria de Serviços de GNSS e GPS da China 2020)

O setor que teve a maior contribuição para a indústria pertence ao campo de transporte. De acordo com as estatísticas organizadas pela CITIC Securities, durante 2019-2029, a contribuição da receita do GNSS (Global Navigation Satellite System) no setor rodoviário representará 55% da receita total, e a receita do segmento de soluções ao consumidor será de cerca de 38,3%. Entre outros mercados, o mapeamento geográfico será responsável por uma contribuição significativa das receitas.

Liao Dinghai, presidente da Hi-Target, informou que “A maior direção para a aplicação do sistema Beidou-3 no futuro é quando se trata de tecnologia de informação emergente”. Estes incluem principalmente aplicações inteligentes como a condução automática, robótica inteligente e a Internet das Coisas.

De acordo com Liao Dinghai, a Hi-Target já cooperou anteriormente com algumas empresas de automóveis em mapas de alta precisão e equipamentos de localização de alta precisão, e está trabalhando com a SAIC Motor para criar um operador de mapas de alta precisão.

Como o sistema Beidou-3 tem capacidades únicas, como relatórios de localização global e comunicação de mensagens curtas, isto pode abrir mais oportunidades em aplicações emergentes. Desde 2020, o Ministério de Recursos Naturais tem trabalhado para promover a aplicação do sistema em áreas como monitoramento e detecção de desastres naturais.

“Atualmente, o país está construindo uma rede de monitoramento de desastres, com planos para construir mais de 20.000 pontos a curto prazo”, Liao Dinghai afirmou que esta também é a direção do desenvolvimento da Hi-Target.

 

 

Imagem da Capa meramente ilustrativa.

Fonte: 21caijing