Tecnologia

Shenzhen lidera em número de empresas de robótica na China

Empresas robótica
Fonte da imagem: Jin Liwang/ Xinhua

A China tem intensificado o apoio a políticas de inovação, promovendo a transformação dos modelos de produção e serviços, o que levou a indústria de robótica do país a crescer de forma significativa, tornando-se uma força importante na indústria global de robótica. A cidade de Shenzhen, no sul do país, possui 51.100 empresas na área de robótica, estando na liderança nacional, com um valor total da cadeia industrial superior a RMB 170 bilhões (aproximadamente US$ 23,8 bi).

Segundo o Shenzhen Special Zone Daily, em março deste ano, a cidade de Shenzhen focou em indústrias de alta qualidade e alta tecnologia, incluindo a indústria de inteligência artificial, a indústria de robótica e a indústria de robôs inteligentes, que foram incluídas no conjunto de indústrias emergentes estratégicas “20+8”. Dados públicos mostram que atualmente existem 741.700 empresas relacionadas à robótica na China, com 141.500 delas localizadas na província de Guangdong.

O vice-ministro do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, Xin Guobin, mencionou que, até julho de 2024, a China terá mais de 190 mil patentes válidas relacionadas a robôs, representando cerca de dois terços do total global. A China se tornou o maior mercado de robôs industriais do mundo por 11 anos consecutivos, com a nova instalação de robôs representando mais da metade do total global nos últimos três anos. A densidade de robôs na manufatura atingiu 470 robôs para cada 10 mil trabalhadores, um aumento de quase 19 vezes na última década.

Xin Guobin afirmou que, nos próximos passos, a China se concentrará em pesquisas básicas sobre robôs, na superação de tecnologias-chave e na melhoria do sistema de aplicação “Robô +”, promovendo o desenvolvimento de alta qualidade da indústria de robótica do país.

Conforme relatado anteriormente pelo IT Home, o Congresso Mundial de Robótica de 2024 ocorrerá de 21 a 25 de agosto no Centro Internacional de Exposições Beiren Estrong, localizado na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pequim (Yizhuang). O evento se concentrará em três áreas principais: desenvolvimento da indústria, inovação colaborativa e inovação tecnológica, apresentando resultados de empresas de Shenzhen, como o robô humanoide Kuavo da Leju e o robô humanoide industrial Walker S da UBTECH Robotics.

Fonte: ithome.com