O setor de educação online tem mostrado ímpeto na China. Segundo o banco de dados Tianyancha, a China possui atualmente mais de 250 mil empresas envolvidas em negócios relacionados à educação online. De janeiro a maio de 2020, mais de 20 mil empresas do setor passaram pelo registro industrial e comercial. Isso significa que foram adicionadas em média 140 novas empresas à indústria de educação online da China todos os dias.
Nos últimos anos, o setor de educação online da China presenciou um crescimento explosivo. De acordo com o iResearch Consulting Report, o volume de mercado da indústria de educação online da China era de 70,52 bilhões de yuans (R$ 50,90 bilhões) em 2012. Em 2017, esses dados haviam aumentado rapidamente para 200,26 bilhões de yuans (R$ 153,08 bilhões). A taxa de crescimento anual composta é de até 419,39%. Até 2022, estima-se que o mercado doméstico de educação online da China exceda 540 bilhões de yuans (R$ 412,78 bilhões).
Em termos de distribuição geográfica, Pequim, como centro cultural nacional, está muito à frente de outras cidades, com mais de 80 mil empresas relacionadas à educação online. A província de Guangdong ocupa o segundo lugar com mais de 30 mil empresas relacionadas. Além disso, de acordo com estatísticas, o setor de educação e treinamento da China tem quase 3 mil captações desde 2015, com um montante de até 100 bilhões de yuans (R$ 76,44 bilhões).
Algumas empresas envolvidas neste mercado
A marca de educação online K12 (jardim de infância até o terceiro ano do ensino médio) “Zuoyebang” (que pode ser traduzida como “ajudante de lição de casa”) anunciou, recentemente, que havia concluído a rodada de financiamento “E” com US$ 750 milhões (R$ 4,05 bilhões). O investimento foi liderado pela empresa de investimentos norte-americana Tiger Global e pela empresa de private equity, baseada em Hong Kong, FountainVest Partners. Participaram também investidores como o Vision Fund da SoftBank, Sequoia Capital China, Xiang He Capital e Qatar Investment Authority. O setor anda tão atraente que até empresas como Meituan e ByteDance planejam entrar neste mercado.
Sobre Zuoyebang
Fundada em 2014, a Zuoyebang é uma plataforma chinesa online líder, comprometida em fornecer serviços de aprendizado com todas as disciplinas para estudantes do ensino fundamental e médio em todo o país. Tendo começado como uma plataforma da gigante chinêsa de pesquisa Baidu, onde os alunos podiam procurar respostas para os deveres de casa, a Zuoyebang se separou da Baidu um ano depois, embora a Baidu continue sendo acionista da empresa.
Agora, a Zuoyebang desenvolveu diversas ferramentas de aprendizado, como a procura de respostas simplesmente ao carregar fotos das perguntas, cursos por lives, dicionários, entre outros. Seus usuários excederam 800 milhões, com usuários ativos diários de mais de 50 milhões.
Leia mais: ByteDance e Watermelon Video lançam em conjunto programa de educação a distância
Fonte: Global Times