Economia

Setor de e-commerce da China relata crescimento robusto no 1º semestre

Setor de e-commerce da China
Fonte da imagem: Wang Quanchao/ Xinhua

O setor de e-commerce da China registrou um crescimento robusto no primeiro semestre de 2024, impulsionando a recuperação do consumo na segunda maior economia do mundo. As vendas no varejo online durante o período aumentaram 9,8% em relação ao ano anterior, totalizando 7,1 trilhões de yuans (cerca de US$ 996 bilhões). Desse total, as vendas de bens de consumo alcançaram 5,96 trilhões de yuans, marcando um aumento de 8,8%, segundo dados divulgados pelo Ministério do Comércio (MOC) nesta sexta-feira,19.

O MOC informou que produtos digitais, consumo de serviços e programas de troca foram os três novos impulsionadores do crescimento do consumo durante o período.

No que diz respeito a produtos digitais, máquinas de aprendizado de IA e dispositivos vestíveis inteligentes cresceram 136,6% e 31,5%, respectivamente, conforme os dados mostraram.

Para o consumo de serviços, os serviços de viagens e de catering online pesquisados cresceram 59,9% e 21,7%, respectivamente.

As plataformas de e-commerce na China coordenaram para oferecer serviços de troca para mais de 400.000 produtos e serviços de reciclagem que abrangem mais de 300 categorias de bens. Os serviços de troca registraram aumento nas vendas de refrigeradores, máquinas de lavar, telefones celulares e TVs em 82,1%, 70,4%, 63,9% e 54,3%, respectivamente, nas principais plataformas de compras online.

Enquanto o e-commerce impulsiona a recuperação do consumo doméstico, a cooperação internacional do setor também se expandiu. No primeiro semestre deste ano, a China assinou memorandos de cooperação de e-commerce com a Sérvia, Bahrein e Tadjiquistão, elevando o número total de países parceiros do e-commerce da Rota da Seda para 33, de acordo com o MOC.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global