Durante a Conferência Mundial de Inteligência Artificial – IJCAI, ocorrida nesta quinta-feira (8), a Meituan anunciou oficialmente pela primeira vez o seu drone e a parceria junto com o governo local do Distrito de Jinshan, Xiangai, para promover o primeiro Centro de de Operações de Logística de baixa altitude em todo o país.
“O que estamos explorando não é somente o instrumento de distribuição em si, e sim, uma rede de logística urbana integrada com sistema de despachamento de voos, veículo aéreo não tripulado e autônomo e aeroportos automáticos; através das 5 capacidades tecnológicas (os instrumentos de voo, o sistema de controle e navegação, a algoritmos de inteligência artificial, a gestão de tráfegos e o sistema de comunicação) desenvolvidas adaptar-se a uma variedade de cenários, como: comunidades, centros comerciais e edifícios de escritórios, permitindo que os drones e motoboys possam se integrar junto quando forem trabalhar”, disse Mao Yinian, vice-presidente da Meituan e responsável do setor de drones.
Os drones substituirão os motoboys que fazem entregas em 15 minutos?
No começo de 2021, a Meituan fez sua primeira entrega por drone para usuários reais em Shenzhen, e uma “rota aérea” para o fornecimento de suprimentos urbanos à combate a pandemia no Distrito de Nanshan, Shenzhen, distribuindo suprimentos de emergência para os moradores da zona de quarentena. E até o junho deste ano, a Meituan já realizou mais de 200.000 testes de voo e mais de 2.500 envios de encomenda reais.
Quantos passos são realizados nesse processo de entrega?
O processo é simples, basta instalar o aplicativo correto e selecionar o modo de entrega por drones. Após a realização da compra no APP, o comerciante prepara os produtos para serem entregues ao motoboy, e partir disso vai para o ponto fixo de decolagem do drone, e já inicia a entrega ao destinatário. E depois o drone será enviado de volta no local de decolagem através das rotas planeadas e controlados pelo sistema da Meituan.
Os usuários podem usar o código QR do celular para receber a entrega, ou o robô para receber a encomenda no futuro.
Atualmente, em termos de percurso, o desenvolvimento de drones da Meituan é dedicado à criação de uma rede de logística de baixa altitude, com uma entrega de 3 km e 15 minutos.
Em relação ao peso, os veículos aéreos não tripulados da Meituan suporta uma carga máxima de 2,5kg, dos quais 500g refere-se o peso da caixa do entregador, que em conjunto são 3kg. A empresa disse que são basicamente capazes de atender as necessidades de distribuição em cenários atuais, como a entrega de comida.
Em questão do clima, os responsáveis da Meituan disseram que, o drone é capaz a suportar a intensidade dos ventos nível 5, e espera-se no futuro, possa operar em tempo de pouca chuva, e neve.
“Zangão” que fica atravessando nas cidades será bem-vindo?
A Shenzhen, conhecida como a cidade dos drones, desde 2013, o governo local já elaborou o Plano de Desenvolvimento da Indústria Aeroespacial de Shenzhen (2013-2020), e foca-se especialmente na área de desenvolvimento de veículos aéreos não tripulado. Após os voos sem cadastro ter acontecido frequentemente, a Shenzhen emitiu e aplicou as “Medidas de Gestão de Controle de VANTs” e as “Medidas Provisórias para a Administração de VANTs Civis em Shenzhen” para registrar a altitute liberada para o voo, o modelo do veículo, os dados do piloto etc.
Mao Yinian explicou que Xangai terá também uma zona de teste de voo. Agora, toda vez que o drone voa, os dados são transmitidos em tempo real. Desde que estes requisitos sejam cumpridos, já podem voar tranquilo. Quando o drone voa, é preciso saber onde que este veículo está, para onde está indo, se é possível controlar bem. O motivo de não liberar voo, é porque falta gestão de controle e administração.
“A rede logística de baixa altitude nas cidades será uma oportunidade importante para a inovação tecnológica nos próximos dez ou vinte anos. A combinação entre drone e vida é o melhor caminho para construir uma rede logística de baixa altitude”, disse o vice-presidente sênior da Meituan, Wang Puzhong.
O sistema de logística de baixa altitude tem sido desenvolvido há muito tempo, e a entrada de gigantes tornou o setor ainda mais interessante. Os gigantes estrangeiros, como: a Amazon e o Google estão a construir os seus sistemas de distribuição de drones, enquanto a SF Express, a Jingdong e o Eleme estão a testar os seus próprios drones. Em 2020, o mercado de drones de logística da China alcançou um volume de cerca de 1,68 bilhão de yuans (US$ 258,86 milhões) e prevê um crescimento favorável nesse setor.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome