Tecnologia

Saúde digital cresce na China com o desenvolvimento de Inteligência Artificial; mercado pode chegar a trilhões de dólares

Em um debate online há alguns meses, Ren Feng, diretor científico da empresa de desenvolvimento de medicamentos Insilico Medicine, perguntou a dois investidores: “Em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o mais maduro, em que estágio do desenvolvimento está a saúde com AI (Inteligência Articial) agora? Kai-Fu Lee, presidente e CEO da Sinovation Ventures, e Nisa Leung, sócio-gerente da Qiming Ventures Partners, deram a mesma resposta: “1 ponto”.

As baixas notas dos investidores não se devem ao pessimismo ou insatisfação com o mercado, mas às altas expectativas para o mercado de “AI+Saúde” e a um futuro digital mais amplo no campo da saúde.

Kai-Fu Lee acredita que a AI irá remodelar o futuro dos indivíduos, das empresas e da sociedade, e acredita que o melhor cenário de aplicação hoje da AI é na saúde. Como sócio gerente da Qiming Ventures, sua equipe de investimento na área de saúde investiu em mais de 10 empresas, incluindo Schrödinger, MedSci, WeDoctor, Miaoshou e inferVISION.

“AI + medicina” apenas deu o seu primeiro passo, o caminho à frente tem um enorme potencial de mercado. A primeira aplicação em larga escala é no campo da “AI+imagem”, graças à maturidade do desenvolvimento da tecnologia de reconhecimento de imagem AI. Desde então, a tecnologia tem sido gradualmente aplicada ao desenvolvimento de medicamentos, com significativos progressos.

Um artigo na revista “The Economist” afirma que a saúde digital será a próxima indústria na escala de trilhões de dólares. Yu Feng, co-fundadora e presidente do YF Financial, declarou publicamente que à medida que a indústria de saúde da China acelera sua adoção da inovação digital, uma série de empresas de saúde com centenas de bilhões de capitalização de mercado certamente surgirão na China na próxima década.

De acordo com a mídia 21st Century Business Herald, com o aumento do poder computacional, tecnologia de inteligência artificial aprimorada e mais aplicações de tecnologia de ponta, várias segmentações da saúde digital destacam no mercado, seguem alguns apontamentos de profissionais de investimento da área de saúde:

Segmentação: Desenvolvimento de medicamentos com AI

Liang Guangyu, sócio gerente da Qiming Ventures: “Na próxima década, a China será uma grande força na inovação farmacêutica global, e ela será o líder e impulsionadora da inovação primária em medicamentos. O desenvolvimento de medicamentos é um dos mais importantes e maiores cenários de aplicação da AI, e a inteligência artificial é um dos dividendos tecnológicos mais significativos para o desenvolvimento de medicamentos”.

Segmentação: Diagnóstico assistido por AI

Wu Kai, parceiro na Sinovation Ventures: “2020 é o primeiro ano da ascensão da medicina AI. A National Medical Products Administration(NMPA) aprovou certificados de 9 empresas, incluindo certificados de oftalmologia, ortopedia e outros campos de diagnóstico. Após os produtos serem licenciados, o próximo foco é comercializá-los e disponibilizá-los rapidamente aos hospitais clínicos e formar um modelo de cobrança. Estamos otimistas quanto às equipes que podem realmente colocar a tecnologia à frente, posicionar seus produtos de forma única e ter uma forte capacidade de comercialização”.

 

Segmentação: Robótica médica

Sun Qi, sócio fundador da Dalton Venture: No contexto de uma população global envelhecida e de uma grave escassez de profissionais de saúde no futuro, robôs médicos inteligentes se tornarão a solução mais importante para resolver o desequilíbrio entre a oferta e demanda. Vale a pena esperar por oportunidades sistemáticas de investimento na indústria de robótica médica. Ainda não é tarde demais para planejar, mas precisamos de paciência e confiança.

 

Segmentação: Seguro médico

Ray Yang, sócio do Marathon Venture Partners: O núcleo do seguro médico está na criação de produtos através de dados, e depois chegar a solução de queixa através de serviços. Este processo requer o uso de Big Data, inteligência artificial, Internet das Coisas e outras tecnologias subjacentes. A maioria das seguradoras de saúde chinesas ainda não está totalmente equipada com estas capacidades. Há muitas oportunidades em como ajudar as companhias de seguros a realizar a combinação de dados e serviços.

 

Fonte: 21st Century Business Herald