A SAIC Motor Corporation Limited, sediada em Xangai, assinou na terça-feira, 29, um acordo para estabelecer uma fábrica de automóveis e instalações de suporte para baterias de veículos para sua nova marca de veículos elétricos desenvolvida em conjunto com a Huawei na nova área de Lingang da Zona Piloto de Livre Comércio (FTZ) da China (Xangai), em Xangai.
A fábrica foi projetada para ter uma capacidade de produção anual de cerca de 250 mil veículos em seus estágios iniciais, de acordo com a SAIC Motor.
A iniciativa surge na sequência de uma parceria firmada no início deste ano entre a SAIC Motor e a Huawei. Em fevereiro, as duas empresas assinaram um acordo de cooperação para o lançamento conjunto da marca SAIC Shangjie.
A gigante da tecnologia Huawei já colaborou em outras quatro marcas de veículos elétricos, a saber, AITO, Luxeed, Stelato e Maextro, sob sua Harmony Intelligent Mobility Alliance (HIMA). O suporte tecnológico da Huawei, como assistência adaptativa ao motorista e soluções de cockpit inteligente, impulsionou as montadoras parceiras.
Os veículos da SAIC Shangjie serão equipados com as soluções de mobilidade inteligente da Huawei, disse Zhu Yong, chefe da divisão ShangJie da SAIC. Os carros serão voltados para o mercado de médio e alto padrão, atendendo principalmente famílias e jovens trabalhadores administrativos.
O primeiro modelo da marca, um SUV com preço em torno de 200.000 yuans (cerca de US$ 27.800), deve chegar ao mercado neste outono (no hemisfério norte). Estará disponível nas versões 100% elétrica e com autonomia estendida. O modelo 100% elétrico pode oferecer uma autonomia de mais de 600 km com uma única carga.
Ao se juntar à HIMA, a SAIC Shangjie ajudará a reduzir ainda mais a faixa de preço dos carros desenvolvidos em conjunto pela Huawei para 200.000 yuans, em uma tentativa de explorar melhor o vasto mercado tradicional, disse Zhu.
Espera-se que o projeto SAIC Shangjie aumente a escala da já líder indústria de veículos de nova energia (NEV) na nova área de Lingang, lar da Gigafactory de Xangai da Tesla, para ultrapassar 300 bilhões de yuans, disse Li Xiangcong, funcionário do comitê administrativo da nova área de Lingang.
A nova área de Lingang agora conta com mais de 200 empresas relacionadas a veículos, formando um ecossistema que abrange fabricação, pesquisa, desenvolvimento e testes de veículos.
Fonte: Xinhua News
Adicionar Comentário