Tecnologia

Rover chinês Zhurong completa 100 dias em Marte

Nesta segunda-feira (30) marca 100 dias do primeiro rover chinês Zhurong em Marte, da missão espacial Tianwen-1. Para celebrar a conquista espacial chinesa, a Administração Espacial Nacional da China e o Banco Popular da China emitiram moedas comemorativas de ouro e prata.

A cerimônia estabelece uma etapa importante para a jornada de exploração interestelar bem-sucedida da China, deixando uma marca do país em Marte pela primeira vez, tornando-se o primeiro do mundo a realizar a circunavegação, pouso e patrulha de marte em uma única missão espacial.

A moeda comemorativa tem curso legal da República Popular da China, e é emitida pelo Banco Popular na China. São três moedas no total, duas de ouro e uma de prata. Na frente da moeda está o logotipo da exploração planetária chinesa, nome do país e o ano 2021, e o verso tem como tema as conquistas da missão espacial Tianwen-1, a primeira missão chinesa a explorar Marte.

(Fonte: Diário do Povo)

Essas moedas especiais são o sétimo conjunto de moedas comemorativas chinesas de ouro e prata com tema aeroespacial. Outras conquistas aeroespaciais importantes também fizeram parte da moeda chinesa como temas, como o 40° aniversário da fundação da indústria aeroespacial da China e o primeiro voo espacial tripulado bem-sucedido.

 

O rover marciano Zhurong

No dia 30 de agosto, o rover Zhurong percorreu um total de 1.064 metros ao sul do local de pouso. No momento, o rover está em boas condições e tem energia suficiente, continuando a sua expedição de detecção de alta eficiência, e conduzirá até a antiga junção entre o mar e a terra no Sul para obter ricos dados de exploração científica.

 

Fonte: Diário do Povo