Tecnologia Economia

Rokid e CNPC lançam primeiro capacete com tecnologia AR, 5G e à prova de explosão do mercado

O fabricante chinês de óculos de Realidade Aumentada (AR, na sigla em inglês), Rokid, juntou-se à China National Petroleum Corporation (CNPC) para lançar uma faixa de cabeça AR à prova de explosão 5G X-Craft, com o objetivo de promover a produtividade do trabalhador da linha de frente, bem como garantir a segurança em zonas de alto risco através do sistema de colaboração remota.

“A Rokid está muito satisfeita e honrada com a parceria com a PetroChina, integrando produtos e soluções de AR que promovem a segurança e melhoram efetivamente a produtividade dos trabalhadores da linha de frente”, disse Zhu Mingming, fundador e CEO da Rokid.

Compatível com capacetes industriais padrão, o X-Craft possui uma fivela removível projetada para expandir ou contrair de acordo com o tamanho do capacete. O visor AR binocular na frente da faixa de cabeça pode ser virado para cima para que os usuários tenham a experiência de realidade aumentada

Com um campo de visão de 40 graus e tecnologia ótica de guia de onda, a faixa de cabeça permite uma tela superior transparente e alta taxa de contraste. Enquanto a transmitância de luz ultrapassa 80%, a lente de sombreamento permite que o usuário veja o conteúdo em diferentes ambientes e iluminação.

Os grandes botões permitem que o usuário pressione ou gire facilmente, mesmo com luvas. A faixa de cabeça é especialmente projetada para ambientes complexos e de alto risco, como petróleo e gás, energia elétrica, aviação, transporte ferroviário e muitos outros setores. Em caso de emergência, o usuário pode imediatamente pedir ajuda com a função “SOS”.

A faixa de cabeça pode conectar muitos outros acessórios e dispositivos periféricos, como um endoscópio industrial ou módulos de sensores infravermelhos, para expandir sua funcionalidade.

Equipado com um módulo 5G, o headband AR garante uma experiência perfeita quando os funcionários da linha de frente chamam especialistas ou recebem sessões de treinamento remotamente por meio do sistema de colaboração remota, com recursos principais, incluindo colaboração de várias pessoas, compartilhamento de tela e câmera, anotação, quadro branco e gravação de vídeo.

Além disso, a faixa de cabeça é capaz de processar uma grande quantidade de dados e informações através da nuvem inteligente com o módulo 5G. A solução de AR operada por voz com as mãos livres permite que os trabalhadores consultem documentos, modelos 3D, manuais eletrônicos de operação e inspecionem máquinas enquanto usam as mãos para executar tarefas.

O dispositivo pode detectar com precisão comandos de voz de até 85 decibéis em ambientes de trabalho industriais ruidosos. O algoritmo de Inteligência Artificial no dispositivo fornece mais eficiência, permitindo que o trabalhador atualize as informações de ativos automaticamente.

“A indústria tradicional de petróleo e gás enfrenta problemas como escassez de mão de obra, alta barreira de comunicação eficaz e alta proporção de riscos provocados pelo homem”, disse Sun Shisheng, chefe do Laboratório de Tecnologia de Engenharia da Internet da CNPC.

 

Fonte: Pandaily