Economia

Reunião Nacional de Promoção do Trabalho de Reserva de Grãos é realizada em Pequim

Reserva de grãos
Fonte da imagem: Dusanpetkovic1/ Xinhua

Pequim sediou a Reunião Nacional de Promoção do Trabalho de Reserva de Grãos e Materiais, na manhã de 20 de agosto, onde foi discutida a implementação das diretrizes do 20º Congresso Nacional do Partido e das sessões plenárias do 20º Comitê Central. A reunião focou na análise da situação econômica do primeiro semestre de 2024 e nas prioridades econômicas para o segundo semestre, alinhando-se com as decisões do Comitê Central do Partido e do Conselho de Estado.

Durante o encontro, foi realizado um balanço do trabalho do sistema nacional de reserva de grãos e materiais no primeiro semestre. As discussões também abrangeram as tarefas prioritárias para o segundo semestre, com o objetivo de promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor de reservas. Estiveram presentes, Liu Huanchun, membro do Comitê Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Liu Xiaonan, vice-diretor do Departamento Nacional de Reserva de Grãos e Materiais, que presidiu a reunião, Qian Yi e Qin Yunyun, ambos vice-diretores do Departamento.

A reunião destacou que, desde o início de 2024, o sistema tem seguido as orientações do Partido e do Conselho de Estado. Entre as ações mencionadas estão a estabilização do mercado, o fortalecimento das reservas, o controle rigoroso e o aumento da capacidade de segurança. A eficácia no fornecimento de materiais de emergência foi aprimorada, e as reformas no setor foram aprofundadas, incluindo avanços na legislação e planejamento. Além disso, a disciplina partidária e o combate à corrupção foram intensificados, reforçando a segurança para o desenvolvimento econômico e social.

O encontro enfatizou a necessidade de continuar implementando as decisões do Comitê Central, adotando uma reforma profunda para impulsionar o setor. As principais tarefas incluem a reforma do sistema de compra e venda de grãos, a criação de um novo modelo de supervisão e a melhoria do mecanismo de economia de alimentos. Também foram abordadas a estabilização dos preços de mercado, a garantia do suprimento de grãos e o fortalecimento da capacidade de resposta a emergências.

A reunião exigiu que o sistema de reserva de grãos e materiais eleve sua posição política e intensifique a construção de disciplina partidária. O compromisso com a segurança das reservas foi reiterado, junto com a necessidade de adotar uma abordagem rigorosa e proativa.

O evento foi realizado por videoconferência, com participações de autoridades dos departamentos de reserva de grãos de várias províncias, como Heilongjiang, Guangdong, Liaoning e Tibet, além de grupos empresariais como Sinograin e COFCO. A reunião contou ainda com a presença de membros do Departamento Nacional de Reserva de Grãos e Materiais e outras autoridades do setor.

Fonte: thepaper.cn