Com a acoplagem do terceiro e último módulo da estação espacial chinesa Tiangong, um relógio atômico, o relógio mais preciso do mundo, foi montado com sucesso a bordo.
O relógio atômico suportará muitas aplicações, tais como o posicionamento preciso via satélites. Em comparação com o relógio atômico caseiro adotado pelo Sistema de Navegação por Satélite Beidou (BDS, sigla em inglês) da China, “a precisão deste dispositivo é melhorada em pelo menos cinco ordens de magnitude, ou mais de 100 mil vezes”, disse Chang Hong, pesquisador do Centro Nacional de Serviço de Tempo da Academia Chinesa de Ciências (CAS, sigla em inglês), à Yicai Global.
A China lançou o módulo de laboratório espacial Mengtian em 31 de outubro, levando a construção da estação espacial do país à etapa final, informou a Xinhua naquele dia. A construção do Tiangong em um laboratório espacial nacional com três módulos é um marco no esforço de três décadas da China para avançar seu programa espacial tripulado.
“O relógio atômico pode ser considerado como o instrumento de medição quântica mais preciso do mundo lançado no espaço”, observou Chang, que também é o projetista-chefe-adjunto do gabinete do laboratório de alta precisão para a estação espacial.
Os pesquisadores científicos irão operar principalmente o gabinete do laboratório que contém o relógio atômico a partir do solo enviando comandos remotos, disse Chang, acrescentando que várias experiências demonstrativas e confirmatórias serão realizadas em breve, enquanto algumas pesquisas de fronteira significativas e básicas provavelmente ocorrerão ao longo de todo o ciclo de vida da estação espacial.
O relógio atômico é uma das tecnologias centrais em relação ao sistema de navegação. Mas durante muito tempo, houve uma enorme lacuna entre as tecnologias relevantes dominadas pela China e as mais avançadas do mundo, observou Chang. O país só conseguiu desenvolver seu próprio relógio atômico de alto desempenho nas últimas duas décadas, acrescentou ele.
A medição precisa do tempo pode tornar a vida das pessoas mais conveniente. Por exemplo, a precisão dos satélites de navegação é muito relevante para a medição do tempo. Um posicionamento mais preciso exige um cálculo mais exato do tempo.
“Além dele marcar a melhoria de nossas capacidades tecnológicas para a fronteira e a pesquisa básica, mas também o grande significado das aplicações se a precisão deste novo produto atender plenamente às especificações de projeto esperadas”, disse Chang à Yicai Global. “Ele pode facilitar o desenvolvimento de tecnologias eletrônicas, laser e materiais, assim como estimular o crescimento dos setores de fabricação e processamento de precisão”.
Para atingir essas metas, o relógio atômico deve ser altamente preciso, portátil e pequeno, de acordo com Chang. “O relógio atômico ainda está em fase experimental, pois os custos de produção são muito altos. Para realizar a aplicação universal do dispositivo, seus custos devem ser acessíveis e sua cadeia industrial deve ser melhorada”.
Fonte: Yicai Global