A China Internet Network Information Center (CNNIC), em 29 de setembro, divulgou “The 45th China Statistical Report on Internet Development”. O relatório envolve cinco aspectos do ambiente virtual da China: infraestrutura da rede, estrutura e escala dos internautas, desenvolvimento das suas aplicações, desenvolvimento burocrático e governamentais e a segurança da internet. O relatório apresenta principalmente dados do mês de junho.
Segundo o relatório, em junho de 2020, o número de usuários de Internet na China atingiu 940 milhões, um aumento de 36,25 milhões a partir de março de 2020, e a taxa de penetração da Internet atingiu 67,0%, um aumento de 2,5 pontos percentuais a partir de março de 2020.
Em junho, os usuários de celular alcançaram 932 milhões, comparado com o mês de março, um aumento de 35,46 milhões.
Em junho 2020, o número de usuários na zona rural na China é de 285 milhões, representando 30,4% do número total, com um aumento de 30,63 milhões a partir de março; o número de usuários de Internet na zona urbana é de 654 milhões, representando 69,6% do número total, com um aumento de 5,62 milhões a partir de março.
Segundo o relatório, em junho de 2020, 99,2% dos internautas chineses utilizam smartphone para acessar a Internet, 28,6% usam Televisão e os usuários de dispositivos desktop, laptops e tablets tem a proporção de, respectivamente, 37,3%, 31,8% e 27,5%.
Além disso, o número de pessoas sem acesso à internet na China em junho foi de 463 milhões, dos quais 43,8% estavam em zona urbana e 56,2% em zona rural. A principal assimetria continua sendo as zonas rurais.
Os dados mostraram que dentre os motivos pelas quais as pessoas não acessam a internet, 48,9% não têm conhecimento de internet e computador; 18,2% não sabiam como usar o sistema de digitalização dos ideograma; 14,8% não tinham aparelhos como computador e celular; 12,9% são idosos e crianças que não tem condições; e menos de 10% não tem interesses ou tempo para a atividade.
Em junho de 2020, o número de usuários de comunicação instantâneas (IM, em inglês, são aplicativos como WhatsApp, Messenger, E-mails, etc.) da China atingiu 931 milhões, 34,66 milhões a mais que em março de 2020, representando 99,0% do total; o número de usuários de IM móveis atingiu 930 milhões, 40,24 milhões a mais que em março de 2020, representando 99,8% dos usuários de Internet móvel.
A escala de usuários em ferramentas de motor de busca (como a Google) em junho atingiu 766 milhões, 15,39 milhões a mais que em março de 2020, representando 81,5% do total de internautas.
Já a escala de usuários em compras online da China atingiu 749 milhões, em junho, 39,12 milhões a mais que em março de 2020, representando 79,7% do total de internautas
Em junho de 2020, a escala de usuários em pagamento online da China atingiu 805 milhões, 37,02 milhões a mais que em março de 2020, representando 85,7% do total de internautas; a escala de usuários de aplicativos móveis de pagamento online atingiu 802 milhões, 36,64 milhões a mais que em março de 2020, representando 86,0% dos usuários de Internet móvel.
Além disso, em junho de 2020:
– o número de usuários em plataformas semelhantes ao Youtube, TikTok, e Kuai atingiu 888 milhões, aumento de 37,77 milhões a partir de março de 2020, representando 94,5% do número total de internautas. Entre eles, o número de usuários de vídeos curtos foi de 818 milhões, aumento de 44,61 milhões a partir de março de 2020, representando 87,0% do total de internautas.
– o número de streamers da China atingiu 562 milhões, 2,48 milhões a mais que em março de 2020, representando 59,8% do total de internautas. Entre eles, a escala de streamers de comércio eletrônico foi de 309 milhões, aumento de 44,3 milhões a partir de março de 2020, representando 32,9% do total de internautas.
– o número de usuários em ferramentas de educação online na China atingiu 381 milhões, representando 40,5% do total de internautas.
– o número de usuários em ferramentas de consultas médicas online na China atingiu 276 milhões, representando 29,4% do total de internautas.
– o número de usuários em ferramentas de trabalho remoto na China atingiu 199 milhões, representando 21,2% do total de internautas.
Fonte: Tencent News;