Destaques da Semana Tecnologia

Reino Unido proíbe tecnologia da Huawei e se associa à OPPO na construção de rede 5G

O primeiro-ministro britânico anunciou recentemente que os equipamentos e a tecnologia da Huawei serão gradualmente excluídos da construção 5G no Reino Unido. Ele alegou motivos de segurança semelhante ao dos Estados Unidos. Enquanto isso, a OPPO, outra fabricante chinesa de smartphones, anunciou recentemente que fez parceria com a Vodafone e a Ericsson para participar da primeira construção de rede 5G SA do Reino Unido e fornecer o primeiro serviço de fatia de rede 5G SA.

A notícia foi inesperada, pois muitas pessoas consideram a OPPO apenas uma fabricante de celulares. Particularmente no campo 5G, a Huawei sempre esteve em uma posição de liderança, estando em primeiro lugar no ranking de patentes 5G, e com uma alta participação de mercado em termos de equipamentos de comunicação.

De fato, a OPPO há muito tempo vende mais do que apenas telefones celulares, tendo começado, já em 2015, a realizar pesquisa e desenvolvimento de 5G. Atualmente, a empresa estabeleceu parcerias com mais de 40 operadoras europeias para estabelecer um ecossistema 5G no longo prazo. No ranking das patentes essenciais 5G anunciado em 2019, a Huawei ficou em primeiro lugar, a ZTE ficou em quarto e a OPPO em 11º.

Além disso, a OPPO começou a preparar o mercado europeu já em 2018, estando presente nos mercados francês, italiano, espanhol e holandês, e em 2019 entrou nos mercados do Reino Unido, Turquia e Polônia. De acordo com as estatísticas mais recentes da Canalys, o crescimento das vendas da OPPO no primeiro trimestre do mercado europeu atingiu 1014%, refletindo o reconhecimento dos consumidores europeus dos produtos OPPO.

O fundador da OPPO, Mingyong Chen, disse em uma reunião em 2019: “Nos próximos três anos, a OPPO investirá 50 bilhões de yuans (R$ 38,23 bilhões) em P&D, com foco não apenas em tecnologias de ponta, como 5G, inteligência artificial, realidade aumentada e big data, mas também na construção da tecnologia básica de hardware subjacente e dos recursos de software”.

Sobre a OPPO

Localizada na cidade de Dongguan, Guangdong, China, a OPPO é uma empresa de tecnologia fundada em 2004 por Mingyong Chen, focada em produtos com  terminais inteligentes, software e serviços de Internet. Seus serviços cobriram mais de 40 países e regiões, com mais de 400 mil pontos de venda. A OPPO possui um total de seis grandes institutos de pesquisa e quatro grandes centros de P&D em todo o mundo, com mais de 40 mil funcionários.

Ao longo de 2018, a OPPO vendeu 113,1 milhões de unidades no mercado global de smartphones, ocupando o quinto lugar com seu 8,1% de participação de mercado. Enquanto isso, no mercado chinês, a OPPO vendeu um total de 78,9 milhões de unidades por ano, estando em segundo lugar com uma participação de 19,8%. A OPPO é a terceira empresa a obter negócios no campo das comunicações globais depois da Huawei e da ZTE.

Leia também: Huawei e Xiaomi planejam pesquisa sobre 6G