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Yiwu: Região chinesa tem 70% de participação no mercado de artigos para a Copa do Mundo

Produtos Chineses na copa

A Copa do Mundo da FIFA está prestes a começar no Qatar, e os fornecedores da cidade chinesa de Yiwu, famosa como a pequena capital mundial de mercadorias, estão trabalhando sem parar para produzir bandeiras nacionais, crachás de lembranças e outros itens para o torneio de futebol.

Wang Jiandong, que tem feito mercadorias para eventos esportivos por mais de uma década, disse à mídia local, Yicai Global, que sua empresa recebeu pedidos para a Copa do Mundo desde o ano passado.

Com o evento logo ao virar da esquina, a empresa está fazendo horas extras e até mesmo transportando mercadorias para uma única entrega.

Os itens feitos pela Yiwu representam quase 70% do total da Copa do Mundo, de acordo com estimativas da Associação de Bens Esportivos Yiwu. Cerca de 60% do estoque da loja oficial exclusiva da Copa do Mundo do Qatar é produzido na China, informou a emissora China Central Television.

Para a empresa de Wang, a Copa do Mundo aumentará as vendas em cerca de 10 milhões de yuans para 20 milhões de yuans (US$ 1,4 milhão para US$ 2,8 milhões), perfazendo cerca de 20% do total de vendas anuais da empresa.

Yiwu Jinzu Cultural and Sporting Goods recebeu pedidos para prêmios comemorativos da Copa do Mundo, crachás comemorativos, chaveiros e outras mercadorias já 100 dias antes do início da competição, disse o chefe Chen Xianchun.

As encomendas cresceram pelo menos 50% este ano a partir de 2021, recuperando-se para níveis pré-pandêmicos, observou Chen.

He Jinqi, um comerciante Yiwu especializado na produção e venda de bandeiras nacionais, disse que desde que a lista das 32 equipes classificadas para a Copa do Mundo saiu em maio, os clientes entraram em contato com ele para perguntar sobre preços e fazer pedidos.

Ele espera que os pedidos aumentem de 10% a 20% este ano, impulsionados pelos pedidos da Copa do Mundo.

Wu Xiaoming disse que a fábrica da empresa em Yiwu para a qual ele trabalha já exportou quase 1 milhão de bolas de futebol no valor de cerca de US$ 20 milhões.

He Jinqi, um comerciante Yiwu especializado na produção e venda de bandeiras nacionais, disse que desde maio, quando a lista completa das 32 equipes classificadas para a Copa do Mundo de 2022 foi anunciada, os clientes começaram a perguntar e a fazer pedidos. Ele previu que, este ano, o número de pedidos deve aumentar de 10% a 20% em relação ao ano passado.

Escolhendo o Vencedor

Produtos Chineses na copa
Rumores online afirmam que os fornecedores em Yiwu podem prever o vencedor da Copa do Mundo dependendo do volume de mercadorias vendidas, assim como nas eleições presidenciais americanas de 2016.

“É muito difícil prever”, disse ele, acrescentando que às vezes não se pode ter certeza se todas as bandeiras das 32 equipes classificadas serão usadas durante a Copa do Mundo.

A quantidade de mercadorias vendidas não depende dos resultados dos jogos, mas do número de torcedores que o país tem, de acordo com Wang.

O país vencedor terá mais mercadoria porque terá mais partidas de jogo. “Quando houver apenas quatro a oito equipes restantes, receberemos mais pedidos para esses países”, disse Wang.

Em 2016, alguns comerciantes de Yiwu poderiam prever que Donald Trump teria sido eleito presidente dos Estados Unidos porque o número de pedidos que receberam para a mercadoria Trump foi enorme. Mas eles nunca previram com sucesso o vencedor de uma Copa do Mundo.

Ao contrário do passado, este ano, além dos produtos tradicionais como brinquedos e roupas, as vendas de projetores e cartões de jogador estrela também tiveram grandes aumentos.

Segundo a alfândega Yiwu, durante os primeiros oito meses deste ano, Yiwu exportou 3,82 bilhões de yuans de produtos esportivos e 9,66 bilhões de yuans de brinquedos.

Por região, as exportações para o Brasil foram de 7,58 bilhões de yuans, 56,7% acima do mesmo período do ano passado, enquanto as exportações para a Argentina e Espanha alcançaram 1,39 bilhões de yuans e 4,29 bilhões de yuans, respectivamente, 67,2% e 95,8%.

Fonte: NEWS.ENORTH