Recentemente, as empresas de varejo internacionais aceleraram sua expansão de negócios na China. A Costco abriu lojas em Shenzhen; a rede de lojas de conveniência Lawson estabeleceu sua sede em Shandong e anunciou parcerias com empresas locais de varejo; a IKEA expandiu seus investimentos na China para atender às diversas demandas de consumo. Essas ações intensivas demonstram a confiança contínua dos supermercados estrangeiros no desenvolvimento positivo da economia chinesa.
A rede francesa Decathlon está no mercado chinês há mais de 20 anos, e tem aumentado constantemente seus investimentos na China. Atualmente, sua linha de produtos continua a se expandir para atender às necessidades de iniciantes e entusiastas de esportes profissionais em todos os níveis. Além disso, através da construção de fábricas próprias, centros de fabricação e compras inteligentes, parques logísticos e centros de marca, a empresa implementou um modelo de cadeia industrial completa no país. Com base nisso, a empresa continua a lançar produtos de marca própria para atender às crescentes demandas dos consumidores.
Em 22 de fevereiro, a segunda maior rede de varejo do mundo, a loja de conveniência Lawson, estabeleceu sua sede regional em Shandong, em Jinan, e anunciou que as primeiras lojas irão colaborar com a empresa líder em varejo local de Jinan, a loja de conveniência YikuaiYiman, para aproveitar suas respectivas vantagens e impulsionar o rápido desenvolvimento.
Para muitas empresas de varejo estrangeiras, o mercado chinês se tornou um campo de treinamento e teste para melhorar a competitividade central da empresa. Do lado da demanda, com o aumento constante da renda dos residentes na China, as demandas de consumo estão se tornando mais personalizadas e de alta qualidade, e os consumidores estão exigindo um fornecimento de mercado mais alto. Do lado da oferta, após muitos anos de desenvolvimento, o setor de varejo da China possui uma cadeia de suprimentos completa, uma competição setorial plena, e as empresas de varejo estrangeiras e locais devem acompanhar constantemente as demandas de atualização do consumo, fornecendo continuamente produtos e serviços de melhor qualidade para serem mais competitivas no mercado chinês.
De acordo com os dados estatísticos da Associação Chinesa de Operações em Cadeia, em 2023, o desempenho de vendas das empresas de lojas de conveniência na China está globalmente positivo, com o número de lojas continuando a aumentar. Em 2023, a taxa de urbanização da população residente na China atingiu 66,2%, e ainda há um grande espaço de desenvolvimento e melhoria para a nova urbanização. Com a nova urbanização avançando de forma constante, mais demanda de consumo e investimento surgirão, proporcionando mais oportunidades para empresas nacionais e estrangeiras.
No início de janeiro, a abertura da loja da Costco em Shenzhen atraiu um grande número de consumidores para fazer compras. O volume de vendas do dia estabeleceu um novo recorde para o volume de vendas no dia de abertura de todas as lojas Costco na China.
Os dados da Associação Chinesa de Operações em Cadeia mostram que em 2023 cerca de 400 novos projetos de centros comerciais foram abertos na China; estatísticas indicam que nos últimos anos, os investidores estrangeiros que investiram e operaram na China tiveram uma taxa de retorno direto de cerca de 9%, que está em um nível relativamente alto internacionalmente. O número de usuários de smartphones e de internautas na China ultrapassou a marca de 1 bilhão, e qualquer nova tecnologia que chega à China pode ser rapidamente difundida. Os dados são um reflexo real da resiliência e vitalidade da economia chinesa, e também se tornaram um poderoso impulso para atrair investimentos estrangeiros para expandir na China. Em janeiro de 2024, foram estabelecidas 4.588 novas empresas de investimento estrangeiro em todo o país, um aumento de 74,4% em relação ao ano anterior.
Recentemente, a Câmara de Comércio Americana na China divulgou o relatório anual “Pesquisa sobre o Ambiente de Negócios na China em 2023”, que indicou melhorias no desempenho financeiro das empresas americanas na China, nas perspectivas de desenvolvimento na China e nas intenções de investimento no país. A maioria das empresas entrevistadas planeja manter sua presença na China.
O diretor do Departamento de Gestão de Investimentos Estrangeiros do Ministério do Comércio, Zhu Bing, afirmou que a China possui um mercado de escala gigantesca, com mais de 1,4 bilhão de habitantes e mais de 400 milhões de pessoas na classe média, o que representa enormes oportunidades de mercado no caminho para a modernização.
Além de reconhecer o potencial de recuperação econômica e as perspectivas de desenvolvimento da China, nos últimos anos o país tem continuado a expandir a abertura ao exterior, promovendo a liberalização e facilitação do comércio e investimento, o que tem incentivado significativamente o entusiasmo das empresas multinacionais em investir na China.
Fonte: gov.cn
Imagem principal: Liang Xu/ Xinhua