Empreendedorismo

Rede canadense Tim Hortons aumenta investimento em subsidiária chinesa, Tims China

Tim Hortons
Fonte da imagem: Liu Ying/ Xinhua

A Tims China, braço chinês da empresa canadense do setor de restaurantes, Tim Hortons, anunciou que obteve financiamento e recursos adicionais totalizando US$ 65 milhões (aproximadamente RMB 472 milhões) de seu acionista fundador, Cartesian Capital Group, LLC, e do grupo internacional de restaurantes, RBI (Restaurant Brands International Inc). Segundo o site de notícias chinês, Winshang, a empresa também informou que uma subsidiária da RBI adquiriu o negócio da Popeyes China da Tims China por US$ 15 milhões. Isso significa que o operador da Popeyes China mudará da Tims China para a RBI.

“Estamos felizes em anunciar este importante plano de financiamento, que demonstra a confiança dos acionistas fundadores no negócio da Tims China e no mercado de café da China”, disse o CEO da Tims China, Lu Yongchen, no comunicado. O executivo afirmou que 2024 será um ano crucial para a Tims China. “Otimizar nosso balanço patrimonial é um passo importante para garantir nosso sucesso de longo prazo neste mercado altamente competitivo”.

A Tim Hortons pertence ao grupo RBI, que possui várias marcas de restaurantes conhecidas, como Burger King e Popeyes. Os relatórios financeiros mostram que em 2023, as vendas totais do sistema RBI foram de US$ 42,9 bilhões, a receita total foi de US$ 7 bilhões, o lucro líquido foi de US$ 1,7 bilhão e possui 31.070 lojas. A Tims China é uma empresa joint venture formada conjuntamente pela RBI e Cartesian Capital, em 2018, e sua lista de acionistas inclui Tencent, Sequoia Capital, Eastern bell Capital, entre outros. Em 2019, a Tim Hortons entrou oficialmente no mercado chinês e, em pouco mais de três anos, foi listada na Nasdaq, em setembro de 2022.

A separação do café e do frango frito

A Tims China também anunciou que a rede de cafés Tim Hortons e a rede de frango frito Popeyes vão “voar sozinhas” na China, depois de pouco mais de um ano juntas. Uma subsidiária do grupo internacional de restaurantes, RBI, adquiriu o negócio da Popeyes na China e em Macau da Tims China por um valor de US$ 15 milhões.

Em março de 2023, por meio de uma aquisição totalmente em ações, a Tim China oficialmente adquiriu os direitos exclusivos de operação e franquia da Popeyes na China e na região de Macau, mudando de marca única para uma plataforma de restaurantes multimarcas. Atualmente, o negócio da Popeyes China voltou para as mãos da RBI.

Para a Tims China, com a separação dos negócios, poderá se concentrar no segmento de café, onde enfrenta forte concorrência no mercado chinês. Em comparação com outras redes de cafés, a Tims China afirma que a sua vantagem competitiva diferenciada reside na combinação característica de “café + alimentos quentes”.

Até o final de março de 2024, a Tims Café e os restaurantes Popeyes tiveram um total de 917 lojas em todo o país (das quais 14 eram lojas da Popeyes), abrangendo 79 cidades. De acordo com o plano anterior, esta empresa de cafés abrirá mais de 2.750 lojas lucrativas até 2026.

Desde que entrou no mercado chinês em 2019, a Tims Café abriu principalmente lojas próprias por um longo período. Agora, o modelo de franquia tornou-se uma das estratégias para a expansão acelerada de lojas no mercado chinês, especialmente através da estratégia de franquia para aumentar a cobertura dos mercados de segundo a terceiro nível.

De acordo com os resultados do 1º trimestre de 2024, a proporção de encomendas da Tims Café que incluem alimentos subiu para 52,7%, um aumento de 8,5 pontos percentuais em relação aos 44,2% do mesmo período de 2023.

Fonte: winshang.com