A Alibaba divulgou seu primeiro relatório financeiro do trimestre fiscal (de abril ao final de junho de 2020). O relatório mostra que sua receita no primeiro trimestre fiscal foi de 153,75 bilhões de yuans (R$ 124,15 bilhões), um aumento anual de 34%. O lucro líquido não relacionado a US GAAP foi de 39,47 bilhões de yuans (R$ 31,86 bilhões), um aumento anual de 28%.
De acordo com o relatório financeiro, o Valor Bruto da Mercadoria (GMV, na sigla em inglês) de produtos físicos da Tmall, a plataforma de e-commerce da Alibaba, aumentou 27%, e todas as categorias principais se recuperaram ou excederam seus níveis pré-pandêmicos. Em termos de computação em nuvem, a receita do Alibaba Cloud no primeiro trimestre foi de 12,345 bilhões de yuans (R$ 9,94 bilhões), um aumento de 59% em relação ao ano anterior.
No final de junho, os usuários móveis ativos mensais da Alibaba no mercado de varejo da China aumentaram para 874 milhões, e os consumidores ativos anuais chegaram a 742 milhões. Apenas na “Versão de Ofertas Especiais” do Taobao, que se concentra nos mercados de terceiro, quarto e quinto níveis, há quase 40 milhões de usuários móveis ativos por mês. Quanto ao negócio de lives que o Taobao tem promovido, o GMV aumentou 100% anualmente. As lives de comerciantes contribuiram com cerca de 60% do GMV de lives do Taobao.
Isso pode ser parcialmente atribuído ao “Spring Thunder Initiate”, lançado pela Alibaba para ajudar pequenas e médias empresas a melhorar suas capacidades digitais durante a pandemia. De acordo com a Alibaba, plataformas como AliExpress, Tmall Overseas, entre outras, ajudaram as empresas de comércio exterior a expandir seus canais de vendas online no exterior. Para empresas de manufatura para comércio exterior com registro no Tmall, a taxa de comissão anual da plataforma foi reduzida ou isenta por 3 meses.
Além disso, a Alibaba International realizou 20 feiras online, a partir de 8 de junho e com duração de três semanas, para oferecer às empresas de comércio exterior todos os tipos de serviços gratuitos. Após o lançamento do “Plano Spring Thunder”, 1.688 receberam mais de 40.000 fábricas de comércio exterior em 2 meses, com 3.000 comerciantes atingindo vendas mensais de mais de 1 milhão de yuans (R$ 805.129,90).
O relatório financeiro também mostrou que o Alibaba Cloud continuou a manter sua posição de liderança no mercado de computação em nuvem na região Ásia-Pacífico, melhorando ainda mais seus produtos de digitalização.
O volume diário de encomendas do serviço de logística Cainiao Inn aumentou mais de 100% comparado ao ano anterior. O número de estabelecimentos cadastrados no aplicativo de entrega de comida Ele.me aumentou 30% em relação ao ano anterior. A taxa de penetração do mercado online do supermercado Hema continuou a exceder 60%. O serviço financeiro Ant Group contribuiu, com 3 bilhões de yuans (R$ 2,41 bilhões) em lucros, para a Alibaba no trimestre encerrado em junho, e o lucro no trimestre encerrado em março deste ano foi de aproximadamente 9 bilhões de yuans (R$ 7,24 bilhões).
Fonte: Xinhua News