Banco Popular da China (PBOC), divulgou um relatório sobre o uso do RMB em 2022 e 2023. Em 2023, de janeiro a setembro, o montante de recebimentos e pagamentos internacionais em RMB foi de RMB 38,9 trilhões, um aumento de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior. A proporção de recebimentos e pagamentos transfronteiriço em RMB para o comércio de bens em relação ao total de recebimentos e pagamentos internacionais em moedas nacionais e estrangeiras no mesmo período foi de 24,4%, um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo o nível mais alto dos últimos anos.
Desde 2022, guiado pelo pensamento do presidente chinês, Xi Jinping, sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era, implementou a tomada de decisões e a implantação do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado, aderiu ao tom geral de buscar o progresso em meio à estabilidade.
Além disso, aderiu à reforma e à contínua abertura, dando ênfase ao benefício mútuo e à situação ganha-ganha entre a China e vários países, ao desenvolvimento coordenado e à segurança, e impulsionou a internacionalização do RMB de maneira ordenada para servir à construção de um novo padrão de desenvolvimento e ao desenvolvimento de alta qualidade da economia, com a internacionalização do RMB avançando de forma constante e mostrando uma série de internacionalização da moeda chinesa RMB tem progredido de forma constante, apresentando uma série de novos desenvolvimentos e mudanças.
A capacidade dos negócios transfronteiriços de moeda chinesa RMB de atender à economia real foi aprimorada. A base institucional dos negócios internacionais utilizando RMB foi aprimorada, a sinergia entre as políticas de moeda local e estrangeira foi fortalecida e a motivação endógena das entidades comerciais para usar o RMB na liquidação internacional a fim de evitar o risco de incompatibilidade de moedas foi aprimorada.
Durante 2022, o valor total dos recebimentos e pagamentos internacionais em RMB feitos pelos bancos em nome de seus clientes chegou a RMB 42,1 trilhões, um aumento de 15,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre eles, o montante de recebimentos e pagamentos internacionais em moeda chinesa RMB para o comércio fronteiriço representou 18,2% do montante total de recebimentos e pagamentos transfronteiriço e internacionais em moedas locais e estrangeiras durante o mesmo período.
A função de moeda de financiamento do RMB foi aprimorada. Políticas sobre empréstimos offshore por bancos nacionais e emissão de títulos na China por instituições estrangeiras foram introduzidas uma após a outra, e o ambiente para investimento e financiamento em RMB continuou a melhorar. No final de 2022, o estoque de títulos de dívida internacional em RMB publicado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) era de US$ 173,3 bilhões, subindo para o sétimo lugar, duas posições acima em relação ao ano anterior. Dados da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) mostraram que, no final de 2022, o RMB representava 3,91% do financiamento do comércio global, um aumento de 1,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e ocupava o terceiro lugar. Em setembro de 2023, o RMB representava 5,8% do financiamento do comércio global, um aumento de 1,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior, e subiu para o segundo lugar na classificação.
As transações do mercado offshore de RMB se tornaram ainda mais ativas. Durante o ano de 2022, o Banco Popular da China assinou um acordo de swap permanente com a Autoridade Monetária de Hong Kong (doravante denominada HKMA) e expandiu a escala de swaps de fundos, aprofundando ainda mais a cooperação financeira entre o continente e Hong Kong. Desde 2022, novos bancos de compensação de RMB foram criados no Laos, Cazaquistão, Paquistão e Brasil, e a rede de compensação de RMB no exterior continuou a ser otimizada. No final de 2022, o saldo dos depósitos de RMB nos principais mercados offshore era de cerca de 1,5 trilhão em RMB, retornando a um nível historicamente alto. A pesquisa do Banco de Compensações Internacionais (BIS) de 2022 mostrou que a participação das transações de câmbio de RMB no mercado global cresceu de 4,3% para 7% nos últimos três anos, e a classificação subiu da oitava para a quinta posição.
Na próxima fase, o Banco Popular da China seguirá o Pensamento e diretrizes do Presidente Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era, implementará com seriedade as políticas do 20º Congresso Nacional do Partido e promoverá a internacionalização da moeda chinesa RMB de forma ordenada com base nas escolhas do mercado e das próprias empresas. Concentrando-se na facilitação do comércio e do investimento, no fim de melhorar ainda mais o investimento e o financiamento transfronteiriço em RMB, a liquidação de transações e outros sistemas e arranjos de infraestrutura das transações, acelerará a transformação do mercado financeiro em uma abertura baseada no mecanismo e sistema financeiro em RMB, criará um ambiente de investimento mais amigável e conveniente, aprofundará a cooperação monetária bilateral, apoiará o desenvolvimento saudável do mercado offshore de RMB e promoverá a formação de um ciclo benigno nos mercados onshore e offshore de RMB.
Fonte: gov.cn
Imagem principal: Si Wei/ Xinhua