Em mais um avanço em direção à quarta fase do programa de exploração lunar, pesquisadores chineses instalaram com sucesso um telescópio com diâmetro de 40 metros em Changbai Shan, na província de Jilin, na região nordeste da China.
De acordo com o portal de notícias chinês, IT Home, o telescópio com diâmetro de 40 metros em Changbai Shan é um telescópio de superfície sólida, totalmente móvel, de alta precisão e multiuso, que assumirá as tarefas da quarta fase do programa de exploração lunar da China e da medição de órbita de interferometria de linha de base muito longa (VLBI) para exploração do espaço profundo.
O sistema de antena deste telescópio é uma parte importante do subsistema de medição de órbita do programa de exploração lunar, capaz de receber e rastrear sinais de espaçonaves dentro da área visível, proporcionando medições de órbita de alta precisão para os sondas lunares. Além disso, com base nas observações de rádioastronomia, o telescópio poderá realizar pesquisas astrofísicas e de medição astrométrica sobre buracos negros, núcleos de galáxias ativas e referências celestes.
Segundo o IT Home, o telescópio utiliza painéis de superfície sólida, com precisão de cada painel e precisão de apontamento alcançando níveis avançados. O interior da antena é equipado com aquecedores, atendendo aos requisitos de operação do telescópio em ambientes de baixa temperatura, a fim de apoiar o desenvolvimento da pesquisa astronômica.
Fonte: ithome.com