O primeiro trator elétrico não tripulado 5G+ e movido a hidrogênio da China (ET504-H) foi lançado no dia 17 de junho, na cidade de Luoyang, pelo Centro Nacional de Inovação de Equipamentos para Máquinas Agrícolas. O trator pode ser controlado remotamente com base na rede 5G da China Mobile e tecnologias como a antena GPS em forma de cogumelo, radar de ondas milimétricas e plataforma de nuvem de Big Data.
O trator elétrico 5G+ movido a hidrogênio foi conduzido pelo Centro Nacional de Inovação de Equipamentos para Máquinas Agrícolas e construído em conjunto pela Universidade de Tsinghua, pela Base de P&D da Indústria de Manufatura Avançada de Luoyang e pelo Instituto de Pesquisa de Equipamentos de Ponta de Tianjin. O trator é equipado com a placa de rede 5G da China Mobile.
Para garantir o sucesso do lançamento, a filial de Luoyang da China Mobile construiu, com urgência, duas estações base 5G no local do teste e, ao mesmo tempo, construiu três novas estações base 4G na área adjacente.
Se o combustível de hidrogênio for reabastecido através de uma estação profissional, leva-se de 3 a 5 minutos para a bateria chegar a uma carga que dura 4 horas. A velocidade máxima de operação é de 30 quilômetros por hora e, graças à tecnologia sem motorista, o trator pode ficar pronto para operação a qualquer momento.
“Por meio da alta velocidade, baixa latência, grande conectividade e outros recursos do 5G, a utilização do 5G se combina com o novo cenário de máquinas agrícolas não tripuladas para melhorar efetivamente a confiabilidade das operações de máquinas agrícolas”, disse o diretor do Centro de Inovação, Peng Wang, em entrevista à China High Tech News. Adicionalmente, Peng Wang complementou dizendo que o trator elétrico 5G+ movido a hidrogênio substituiu o trabalho manual, o que também resolveu bastante o problema dos custos de mão-de-obra.
Fonte: China High Tech News
Leia mais: As vantagens da tecnologia 5G para transmissão de lives