O primeiro centro de inovação da China, o Centro de Inovação de Sistemas Elétricos Novos na província de Hunan, entrou oficialmente em operação em 11 de julho. Segundo informações do jornal chinês, The Paper, o Centro mostra sistematicamente os resultados da construção de sistemas elétricos novos e equipamentos técnicos, e é uma plataforma de serviço abrangente que combina múltiplas funções, como exibição técnica, educação científica, treinamento profissional e intercâmbio setorial.
O Centro foi construído conjuntamente pela State Grid Hunan Electric Power e mais de 60 empresas e universidades, levando 170 dias para ser concluído oficialmente.
“O centro de inovação reunirá as informações mais recentes da indústria, quebrará as barreiras de dados entre várias empresas e setores relacionados, fornecerá consultoria setorial para as empresas da cadeia industrial e também poderá unir todos para resolver juntos alguns problemas técnicos que surgem no processo de construção do sistema elétrico novo”, disse Shan Zhouping, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica e Técnica da State Grid Hunan Electric Power.
O centro de inovação abrange todos os aspectos do sistema elétrico, “geração, transmissão, transformação, distribuição, armazenamento e utilização”, sendo o primeiro centro de inovação do país que mostra sistematicamente os resultados da construção de sistemas elétricos novos e equipamentos técnicos.
As primeiras empresas a se instalarem e exibirem são a BASF Shanshan Battery, Disaster Prevention Technology, Red Solar Optoelectricity Science and Technology, CRRC Zhuzhou, TBEA, Sany Group, Desay Battery, Chunhua Hydrogen Energy, e Goldcup Electric Apparatus.
O centro de inovação tem cinco funções principais. Primeiro, é o centro de exibição da construção e operação do sistema elétrico novo de Hunan, que mostrará integralmente o contexto da construção do sistema elétrico novo de Hunan, os desafios e vantagens, o plano de planejamento, e a operação, e prevê os resultados da construção em cada estágio futuro. Em segundo lugar, assume a função do centro de comando conjunto de emergência do sistema elétrico novo de Hunan, que realizará a ligação remota em tempo real de acordo com as necessidades de comando de emergência, para atender aos requisitos de comando de emergência de Hunan em períodos especiais, como o pico de verão, o pico de inverno e desastres naturais.
Ao mesmo tempo, também pode servir como centro de intercâmbio da cadeia industrial do sistema elétrico novo de Hunan, proporcionando locais e plataformas para empresas negociarem e discutirem.
Além disso, pode servir como local de discussão acadêmica do sistema elétrico novo de Hunan, onde as unidades relevantes podem realizar vários tipos de conferências acadêmicas e publicar os mais recentes resultados de pesquisa de acordo com as necessidades. Por fim, será base de educação científica para o sistema elétrico novo de Hunan, aberta irregularmente a instituições de ensino superior, escolas secundárias e empresas, para popularizar o conhecimento relacionado ao sistema elétrico novo.
Fonte: people.com.cn