O primeiro caminhão basculante de mineração totalmente elétrico de 120 toneladas equipado com baterias CATL saiu com sucesso da linha de produção, e está planejado para iniciar a operação experimental em ambiente de mineração em julho.
O produto será usado para transporte de minério a céu aberto, mas integrado à modernidade, e promoverá o desenvolvimento da indústria de mineração em direção à ecologia, baixa poluição, economia de energia e proteção ambiental.
O caminhão está equipado com muita tecnologia: uma bateria de alta capacidade e segurança de fosfato de ferro-lítio da CATL, e adota a tecnologia de carregamento rápido de alta tensão para atender ao carregamento de alta potência; tecnologia original sem módulo CTP, permitindo uma operação contínua de 8 horas; gerenciamento inteligente BMS, controle 24 horas da integridade da bateria e previsão de carregamento; sistema de gerenciamento térmico inteligente para manter a operação da bateria de forma eficiente.
(Fonte: IT Home; imagem mostra a bateria do caminhão elétrico)
Caminhões basculantes de mineração elétricos têm condições operacionais complexas, e a quantidade de poeira e sujeira são desafios que a bateria precisa enfrentar. CATL diz que a qualidade da bateria produzida começa desde a seleção de matérias-primas, complementadas por estruturas de proteção de vários níveis, passando por processos automatizados e testes e verificações para garantir a segurança e qualidade. A bateria também atende ao mais alto padrão IP68 à prova de poeira e água, podendo lidar com a erosão do ambiente de trabalho.
Em comparação com outros veículos de 100 toneladas movidas a combustível convencional, caminhões basculantes elétricos de 120 toneladas emitem zero poluentes, e um único veículo consegue reduzir as emissões de gás carbônico em 1.500 toneladas ao ano. Os custos de energia são reduzidos em 50% e os custos de manutenção serão reduzidos em 20%. Tudo isso, garantindo o baixo ruído e alto conforto.
Fonte: IT Home