Tecnologia

Primeiro Aeróstato 5G não tripulado desenvolvido pela Huawei, China Mobile e Universidade Beihang, voa com sucesso na China

O aeróstato (dirigível) não tripulado, “5G Caiyun No 1”, desenvolvido em conjunto pela China Mobile Yunnan, Beihang University – Yunnan Innovation Institute (BUAA, sigla em inglês) e Huawei, concluiu  todos os testes de voo com sucesso  em Yuanmou, Chuxiong, tornando-se o primeiro caso da China a transportar uma estação base 5G.

Após os testes de voo por vários dias consecutivos, o dirigível não tripulado equipado com estação base 5G de 700Mhz, 2,6Ghz e 4,9Ghz, respectivamente, realizou os testes de comunicação com sucesso em uma altitude de 300 metros, chegando a cobrir mais de 10,7 km de distância e abrangendo uma área de 100 km2.  . O dirigível obteve todos os serviços de sinais de comunicação com índices estáveis.

Fonte: Baidu.

Através do algoritmo computacional de comunicação de emergência da China Mobile em modelos protótipos, a adição da tecnologia inovadora de comunicação 5G e os cabos híbridos fotoelétricos altamente integrados, o aeróstato pode fornecer sinais de alta velocidade acima de 10 Gbps e outros sinais de rede como a 2G, 3G, 4G e 5G, de acordo com a sua necessidade, para obter uma cobertura de comunicação em grandes áreas.

A comunicação de emergência 5G integrada ar-solo garante que o dirigível não tripulado dependa do enchimento de hélio para estar no ar, portanto pode fornecer até 15 dias ou mais no ar . Sua massa é acima de 200 kg, a resistência aerodinâmica pode chegar a 8.

Fonte: Baidu.

Este projeto resolveu efetivamente os pontos problemáticos dos métodos tradicionais de suporte a comunicação de emergência, como propriedades do fluido, potência, propulsão, aviônica, controle de voo e a cápsula, resposta lenta, pequena cobertura e transmissão de dados lentos.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome, Baidu