Tecnologia

Primeira turbina a gás da China, utilizada para gerar eletricidade, é colocada em uso comercial

turbina a gás

A primeira turbina a gás de classe F desenvolvida na China, que é utilizada para gerar eletricidade para usinas elétricas, foi colocada em operação comercial na quarta-feira (8) na província de Guangdong, no sul da China.

Com uma capacidade de 50 megawatts, a turbina representa o avanço da China na área, segundo seu desenvolvedor, Dongfang Electric Co., LTD.

Na planta de ciclo combinado, que usa turbinas a gás e a vapor para produzir energia, a turbina pode gerar mais de 70.000 megawatts-hora de eletricidade por hora, o suficiente para alimentar 7.000 residências por dia.

Em comparação com um conjunto gerador de energia térmica da mesma potência, pode reduzir as emissões de carbono em mais de 500.000 toneladas por ano.

turbina a gás
Ai Song, o projetista chefe da empresa, disse que cooperou com cerca de 300 instituições, incluindo universidades, institutos de pesquisa científica e usuários finais nas correntes superior, média e inferior da cadeia industrial, para realizar pesquisas.

Composta de mais de 20.000 peças, a empresa levou 13 anos para projetar e construir a turbina. “Adquirimos a capacidade de projetar e fabricar todos os componentes da turbina a gás para serviço pesado”, acrescentou Ai.

As turbinas a gás para serviço pesado, o equipamento principal das usinas elétricas, são conhecidas como as “pérolas” na indústria de fabricação na China.

Fonte: ST DAILY