A primeira plataforma petrolífera offshore da Ásia, a “Haiji-1”, projetada independentemente pela China foi instalada com sucesso e colocada com precisão no mar da bacia da Boca do Rio das Pérolas, localizada na parte norte do Mar da China Meridional, informou a Companhia Limitada Nacional de Petróleo Submarino da China (CNOOC, sigla em inglês) nesta terça-feira (12).
O engenheiro-chefe Zhang Wei, que também é vice-gerente-geral da subsidiária da CNOOC em Shenzhen, disse que a plataforma tem 302 metros de altura e quase 30 mil toneladas de peso. Todo material de aço utilizado pode ser servido para a fabricação de 1 navio de guerra de médio porte, que está localizado em uma área com profundidade média de 284 metros. É a primeira vez que uma plataforma petrolífera fixa é instalada em águas rasas na China.
Diferente dos campos de gás natural de águas profundas comuns que utilizam o “sistema de produção e instalação de plataforma submarina flutuante”, esta nova plataforma fixa é mais econômica e segura, possibilitando reduzir um grande custo nas operações de produção e projeto de engenharia. Com esta nova plataforma possibilita obter mais recursos de petróleo em até 400 metros embaixo da água.
Prevista para fornecer mais gás natural e recursos de petróleo para o campo de petróleo Lufeng 15-1, a plataforma está programada para produzir anualmente de petróleo bruto de 1,85 milhão de toneladas. Em seguida realizará a instalação e comissionamento do bloco superior da plataforma. Após a conclusão completa da plataforma irá atualizar o recorde de peso da plataforma de produção de petróleo bruto offshore da China.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Diário do Povo