Economia

China constrói primeira ferrovia marítima de alta velocidade

Ferrovia marítima de alta velocidade

Matéria publicada originalmente no dia 31 de agosto de 2022

A China completou o último trecho da primeira ferrovia marítima de alta velocidade do país. O par de trilhos de aço de 500 metros foi colocado na estação norte de Xiamen, na província de Fujian, no leste da China, nesta terça-feira (30), conectando-se com a capital provincial de Fuzhou.

A ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen impulsionará o desenvolvimento de aglomerados urbanos em Fujian com a redução do tempo de deslocamento. O trecho é também uma parte importante da rede ferroviária de alta velocidade “oito verticais e oito horizontais” da China – um projeto ferroviário nacional de médio e longo prazo.

De acordo com o chefe do departamento de projetos, existem três locais de construção extremamente difíceis em toda a linha de pavimentação do trem de alta velocidade de Fuzhou-Xiamen. São três pontes sobre o mar na baía de Meizhou, na baía de Quanzhou e na baía de Anhai. Devido à complexidade do ambiente hidrológico offshore e às condições ambientais acima dos ventos durante a maior parte do ano, a implantação de materiais é feita com dificuldade, além do curto tempo de construção no meio do ano e alto risco à segurança da construção.

A ferrovia de 277 km liga Fuzhou, a capital da província, com Xiamen, uma cidade portuária. Com uma velocidade projetada de 350 km por hora e oito estações ao longo do trajeto, espera-se reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades para apenas uma hora.

Ferrovia marítima de alta velocidadeUsando maquinaria avançada, os trabalhadores conseguiram colocar as duas vias ao mesmo tempo, quase dobrando sua eficiência, com cerca de 6 quilômetros de via colocados todos os dias

A linha, que cruza a baía de Meizhou, Quanzhou e Anhai, começará a operar em 2023, quando as cidades provinciais de Fuzhou e Xiamen estariam em um “círculo vivo de uma hora”.

No primeiro semestre do ano, 2.043,5 quilômetros de novas linhas ferroviárias foram colocados em operação em toda a China, de acordo com a China State Railway Group Co. O país planeja lançar novas linhas férreas totalizando 3.300 quilômetros este ano, de acordo com o Ministério dos Transportes. No final de 2021, o comprimento operacional das linhas ferroviárias de alta velocidade da China já havia ultrapassado 40.000 quilômetros.

Projeto desafiador

As condições complexas no mar dificultaram a estabilidade da via em uma longa ponte marítima transversal. Os construtores aplicaram medidas aerodinâmicas para reduzir a vibração induzida pelo vento.

Ao entrar na estação mais quente do ano, os construtores trabalharam durante a noite até o início da manhã, já que as altas temperaturas afetam a precisão das medições. Algumas instalações foram montadas de antemão para garantir a qualidade da construção.

Ferrovia marítima de alta velocidade“Antes de iniciar a construção da via sem lastro, coletamos os dados da ponte principal e continuamos monitorando e medindo-a”, disse Xing Tianming, chefe do projeto da ponte ferroviária de alta velocidade Fuzhou-Xiamen, disse ao China Media Group (CMG). “Também simulamos a carga usando sacos d’água, e só iniciamos o plano de construção após especialistas aprovarem sua viabilidade”, afirmou. Até agora, a Ponte da Baía de Anhai solicitou 11 patentes.

Fonte: St.daily