O presidente da China Xi Jinping se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Pequim, nesta sexta-feira (20).
No encontro, Xi Jinping afirmou que “A Iniciativa do Cinturão e Rota é altamente compatível com a “reindustrialização” do Brasil e a nova versão de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e pode ser totalmente alinhada para ajudar seus respectivos processos de modernização”. O presidente chinês disse ainda que a China apoia o fato de o Brasil sediar a Cúpula dos Líderes do G20 no próximo ano e a Cúpula do Clima das Nações Unidas COP30 no ano seguinte, e está disposta a fortalecer a coordenação e a cooperação com o Brasil.
Xi Jinping enfatizou que este ano marca o 30º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica China-Brasil, e o próximo ano marcará o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, e que o relacionamento entre os dois países é promissor.
O presidente chinês disse ainda que o Congresso Brasileiro é uma importante força motriz no desenvolvimento das relações China-Brasil, e que espera que o Presidente da Câmara dos Deputados e todos os membros do Congresso promovam ativamente o intercâmbio e a cooperação China-Brasil e contribuam para o melhor desenvolvimento das relações bilaterais.
Lira afirmou ser uma grande honra liderar uma delegação à China pela primeira vez como presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, e parabenizou a China pelo sucesso do Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional. Ele disse que o relacionamento entre o Brasil e a China se desenvolveu bem, e a cooperação com a China promoveu fortemente o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e aumentou a capacidade de emprego e produção do país.
Segundo Lira, o Brasil espera fortalecer o acoplamento de estratégias de desenvolvimento com a China, e o Congresso brasileiro está disposto a fortalecer o intercâmbio com o Congresso Nacional do Povo da China, aproveitando o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas no próximo ano como uma oportunidade para promover o relacionamento entre o Brasil e a China para um novo patamar.
Lira afirmou que, como país anfitrião do G20 no próximo ano, o Brasil está disposto a trabalhar em estreita colaboração com a China e desempenhar seu devido papel, e espera receber a visita do presidente Xi Jinping na ocasião.
Fonte: chinadaily
Imagem principal: Zhai Jianlan/ Xinhua