Economia

Premiê da China discute relações China-EUA; volume comercial entre os dois países aumentou 8,8% em 2020

O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, em resposta a uma pergunta de um jornalista da CNN, na conferência de imprensa da quarta sessão do 13° Congresso Nacional do Povo (NPC, na sigla em inglês), disse na tarde desta quinta-feira, 11 de março, que “as relações entre a China e os EUA devem ser impulsionadas a olhar para além dos obstáculos e para a direção da estabilidade geral”.

Li Keqiang mencionou que a China e os EUA têm amplos interesses comuns e há muitas áreas em que podem cooperar. Mesmo no contexto crítico do ano passado, o volume do comércio entre as duas partes atingiu 4,1 trilhão de yuans, o que corresponde a um aumento de 8,8%.

Li Keqiang disse que nos últimos anos, as relações entre os EUA e a China enfrentaram sérias dificuldades, com efeitos negativos para ambos os países e para o mundo. Como o maior país em desenvolvimento do mundo e o maior país desenvolvido do mundo, a China e os EUA com a paz terão benefício mútuo e com a luta ninguém saíra como vencedor.

“Já faz mais de 40 anos que a China e os Estados Unidos estabeleceram relações diplomáticas, e tem sido capaz de avançar sobre as dificuldades do caminho devido ao acordo com a tendência mundial de desenvolvimento e os interesses fundamentais de ambos os países”, disse Li. Afirmou ainda que a China espera impulsionar a relação entre os dois países em uma direção saudável e estável, seguindo o espírito do recente chamado entre o Presidente Xi Jinping e o Presidente Biden. Isto é tanto do interesse dos dois povos quanto das expectativas da comunidade internacional.

“Ainda assim, devemos dedicar mais vigor aos pontos comuns e na expansão dos interesses comuns. Como membros permanentes das Nações Unidas, ambos os países têm importantes responsabilidades em preservar a estabilidade da paz mundial, e promover a prosperidade e o desenvolvimento do mundo. As relações entre a China e os EUA devem ser impulsionadas a olhar para além dos obstáculos e focar na direção da estabilidade geral”, disse Li Keqiang.

 

 

Fonte: cyol.net