Economia

Preços do frete marítimo continuam em queda com incertezas no comércio global

Preços do frete marítimo
Fonte da imagem: Zhang Ailin/ Xinhua

Os preços internacionais de frete por contêiner seguem em trajetória de queda, impactados pela baixa demanda após o Ano Novo Chinês e pelas mudanças nas políticas tarifárias dos Estados Unidos. Embora os pedidos de comércio exterior já tenham sido retomados, grande parte das fábricas chinesas ainda está voltando gradualmente às operações.

Dados da Shanghai Shipping Exchange, divulgados em 7 de fevereiro, apontam que o Índice de Frete de Contêineres de Exportação de Xangai (SCFI) caiu de 2.045,45 para 1.896,65 pontos, registrando uma redução de 148,8 pontos e uma queda semanal de 7,27%, marcando a quarta semana consecutiva de retração. As principais rotas transoceânicas para Europa e América registraram quedas acentuadas, com destaque para a rota europeia, onde os preços de reserva imediata caíram 15,9%. O frete para a América do Sul recuou 11,1%, enquanto as tarifas para a Costa Oeste e Costa Leste dos EUA caíram 4,5% e 5,0%, respectivamente, para US$ 3.932/FEU (contêiner de 40 pés) e US$ 5.490/FEU.

Motivos da queda e perspectivas para o setor

Desde o início de 2025, os preços médios do transporte por contêiner caíram cerca de 15%, ficando abaixo da média dos últimos cinco anos, segundo relatos da mídia em 11 de fevereiro. O presidente da Kuehne + Nagel para a Grande China, Ni Xiaorong, atribui a tendência de queda a fatores como enfraquecimento da demanda global, excesso de capacidade, melhora na logística portuária e ajustes sazonais do mercado.

A retomada da indústria manufatureira após o feriado ainda é lenta, o que impacta a demanda por transporte de carga. Além disso, a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de eliminar a isenção de impostos para pequenos valores e elevar tarifas sobre produtos chineses aumenta as incertezas no setor. No curto prazo, a pressão para conter a queda dos preços do frete marítimo deve se intensificar, enquanto, a médio prazo, a rentabilidade das empresas de transporte de contêineres pode ser significativamente afetada.

Aumento nas consultas de preços e novas dinâmicas no comércio

Apesar da queda nos preços, executivos do setor observam um aumento nas consultas de transporte marítimo. Um representante de uma empresa de logística de Zhejiang afirmou que as empresas de comércio exterior estão mais ativas nas cotações em relação ao período pós-Ano Novo Chinês do ano passado.

Já um executivo de uma grande transportadora de Xangai, que atende principalmente o mercado americano, avalia que a demanda global por comércio deve registrar um leve crescimento em 2025. Para ele, as tarifas atuais dos EUA não devem ter um impacto significativo na demanda externa da China.

Em contrapartida, um responsável por uma empresa de logística de Shenzhen destacou que, com a imposição de uma tarifa adicional de 10% pelos EUA, não há mais uma corrida para antecipar exportações. Como resultado, a cadeia de suprimentos chinesa adota uma postura mais cautelosa.

A crescente incerteza geopolítica também tem levado as empresas a reavaliar suas estratégias logísticas. Segundo Ni Xiaorong, o aumento da capacidade de transporte global, estimado em 7,3% até 2025, pode gerar um excesso de oferta, exercendo maior pressão sobre os preços do frete.

Além disso, a indústria global de transporte de contêineres deve enfrentar um novo ciclo de expansão, com um volume recorde de novas encomendas de navios feitas em 2024. Esse aumento na frota pode impactar ainda mais o equilíbrio entre oferta e demanda no setor nos próximos anos.

Fonte: yicai.com