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Porto de Chancay aproxima China e América do Sul

Porto de Chancay
Fonte da imagem: Li Mengxin/ Xinhua

O Porto de Chancay, no Peru, foi inaugurado em novembro de 2024 e se consolida como um dos principais hubs logísticos da América do Sul. Localizado a 70 km de Lima, o empreendimento, construído pela empresa chinesa COSCO Shipping, é o primeiro da região com maioria de capital chinês. Sua estrutura moderna e localização estratégica no Oceano Pacífico devem facilitar o comércio transoceânico, beneficiando exportadores do Brasil e fortalecendo a presença da China no continente.

A infraestrutura do porto conta com docas profundas de 18 metros, um túnel de 1,8 km ligando à Rodovia Pan-Americana e capacidade inicial para movimentar 1 milhão de contêineres e 6 milhões de toneladas de carga solta por ano. Durante a fase inicial de operações, prevista até maio de 2025, o porto receberá duas embarcações diretas por semana para Xangai. A capacidade deverá expandir para navios de até 24.000 contêineres nos próximos anos.

Para o Brasil, o Porto de Chancay representa uma oportunidade estratégica. A nova rota poderá reduzir em até 20 dias o tempo de transporte de produtos para a Ásia, diminuindo custos logísticos e tornando commodities brasileiras como soja, milho e minério de ferro mais competitivas no mercado chinês. Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, grandes produtores agrícolas, serão beneficiados pelo uso de corredores bioceânicos que ligam o Atlântico ao Pacífico, reduzindo a dependência dos portos do Sul e Sudeste do Brasil.

Rondônia e Acre também se posicionam como pontos estratégicos da nova integração comercial. Em outubro de 2024, o governo de Rondônia iniciou negociações para conectar Porto Velho ao Porto de Chancay, enquanto o Acre testou uma carga experimental passando pelos municípios de Assis Brasil e Brasileia. No Amazonas, a Zona Franca de Manaus já avalia a nova rota, que pode reduzir o tempo de transporte entre a China e a capital amazonense de 46 para 20 dias, favorecendo a indústria local.

A estrutura logística do Porto de Chancay faz parte da estratégia chinesa de expandir a Iniciativa do Cinturão e Rota na América Latina. Com investimentos robustos, o porto se torna um elo essencial para a integração regional, impulsionando setores como infraestrutura, agronegócio e mineração. O Brasil, como principal parceiro comercial da China na região, pode se beneficiar da diversificação das rotas marítimas e da atração de novos investimentos, consolidando-se como um líder no comércio global.

Crédito: João Luiz