Destaques da Semana

Porsche inaugura centro de P&D em Xangai e acelera inovação local

Porsche em Xangai
Fonte da imagem: Porsche/ Divulgação

A Porsche inaugurou um centro integrado de pesquisa e desenvolvimento em Xangai, reforçando sua estratégia de localizar tecnologia e produtos no maior mercado automotivo do mundo.

Com 10 mil metros quadrados, o espaço reúne as áreas de P&D, compras e qualidade. É o primeiro centro da montadora alemã dessa escala fora da Alemanha e amplia a capacidade de inovação da empresa na China.

A iniciativa faz parte da estratégia “Na China, para a China”, que busca acelerar a resposta da Porsche às rápidas transformações do setor automotivo chinês, especialmente em serviços digitais, interfaces e veículos conectados. “A China está na linha de frente da mobilidade do futuro. Resolver os desafios dessa transformação exige presença local”, afirmou Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG, durante a inauguração na quarta-feira.

O centro dá mais autonomia à operação chinesa, permitindo reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos de anos para meses, segundo Sajjad Khan, membro do conselho responsável pela área de TI automotiva. O primeiro projeto, um sistema de infoentretenimento exclusivo para o mercado chinês, será lançado a partir de meados de 2026. O sistema incluirá serviços digitais locais, comandos de voz com inteligência artificial e controles em 3D.

A ampliação dos investimentos ocorre em meio à crescente concorrência das startups chinesas de veículos de nova energia, que avançam rapidamente no desenvolvimento de carros baseados em software. A Porsche quer adaptar seus produtos às preferências dos consumidores locais, com foco em conectividade, serviços digitais e experiência de uso.

“Este é um momento decisivo em nosso compromisso com a China”, disse Alexander Pollich, presidente e CEO da Porsche China. O novo centro integra as operações da Porsche Engineering China, da Porsche Digital China e da equipe técnica local, concentrando todas em um único espaço com maior autonomia.

Segundo Pollich, o desenvolvimento na China exige consistência. “Não é uma corrida de curta distância, e sim uma maratona. Nosso compromisso de longo prazo se reflete em ações concretas e investimentos contínuos”, afirmou.

Além da nova unidade de P&D, a empresa lançou modelos exclusivos para o mercado chinês, como as edições Active e Passion do SUV e o Panamera Exclusive Signature. A Porsche também abriu sua primeira loja pop-up na Ásia, em Xangai, para fortalecer a conexão com o público local.

A presença da marca na China tem se expandido desde 2014, quando inaugurou o primeiro escritório da Porsche Engineering em Xangai. Em 2019, criou uma equipe digital dedicada, transformada dois anos depois na Porsche Digital China. Em 2022, iniciou um centro de P&D no país.

O novo centro em Xangai complementa as operações globais de pesquisa da Porsche em Weissach, na Alemanha. “Ao unir nossa excelência em engenharia com as competências digitais da China, queremos desenvolver soluções únicas”, disse Michael Steiner, vice-presidente e chefe de P&D da Porsche.

Fonte: China Daily