Começou nesta quinta-feira (21), em Pequim, o encontro de líderes chineses mais importante no calendário político da China. As reuniões se dividem em duas, por isso são chamadas de Duas Sessões. A primeira se refere à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês. A segunda é a reunião da Assembleia Popular Nacional, se que inicia nesta sexta-feira (22).
É durante essas reuniões que são designados onde serão feitos maiores investimentos e quais áreas receberão maior atenção para desenvolvimento. O governo emite diretrizes para os setores como tecnologia, economia, saúde, educação, infraestrutura, entre outros.
O ano de 2020 é crucial para a China, pois é quando o país havia determinado a erradicar da pobreza extrema. No entanto, o surto de coronavírus não só ameaçou esse plano, como colocou grande pressão sobre a economia chinesa.
As Duas Sessões, negócios e economia
Na China, o governo está presente em todos os setores e direciona as políticas para cada um deles. Devido ao coronavírus, é esperado que o governo discuta sobre segurança no setor de saúde, cooperação internacional e os danos à economia.
As decisões tomadas nessas reuniões, principalmente depois do surgimento da COVID-19, podem ter impactos diversos na indústria farmacêutica e de cuidados com a saúde. Políticas também serão pensadas para os setores de alimentos e varejo, finanças, manufatura, tecnologia e informação, e educação.
A economia chinesa é mais a conectada do mundo. Tudo o que a China decide, pode de alguma maneira, influenciar no resto do planeta. Desta forma, para fazer negócio na China tirando o melhor proveito possível, é preciso estar atento ao que o governo chinês está planejando e estabelecendo como prioridade em sua agenda.
Entendendo as Duas Sessões
A Assembleia Popular Nacional (APN) é a legislatura máxima da China. É este órgão que aprova e ratifica o orçamento, as leis e as políticas. Neste ano, será discutido o rascunho do Código Civil. A 13ª APN tem agora 2.957 deputados.
A terceira sessão do 13º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC) é um encontro onde se reúnem representantes do governo e da sociedade civil. Entre eles estão pessoas desconhecidas do grande público, e também famosos como o ator Jackie Chan e o ex-jogador de basquete Yao Ming, que estiveram em reuniões passadas.
Essas pessoas propõem melhorias em suas áreas de atuação, em um modelo de conferência consultiva que é considerado pela China como democrático. Ele permite a participação de diversas camadas da população na discussão de questões relevantes como pobreza e desigualdade, meio ambiente, direitos civis, educação, entre outros.