Economia

Políticas habitacionais mais flexíveis da China impulsionam mercado imobiliário em Shenzhen

Políticas habitacionais China
Fonte da imagem: Mao Siqian/ Xinhua

As políticas habitacionais mais flexíveis da China já estão mostrando sinais de aumento do interesse dos compradores na cidade tecnológica de Shenzhen, no sudeste do país, segundo especialistas de mercado.

No último fim de semana, as transações de imóveis usados em Shenzhen aumentaram 60% em comparação com o fim de semana anterior, de acordo com dados do Centro de Pesquisa Zhongyuan, da Academia Chinesa de Ciências Agrárias. Foi o primeiro fim de semana após o governo central anunciar a remoção da taxa mínima de hipoteca para bancos comerciais e a redução das porcentagens de pagamento inicial.

De 18 a 19 de maio, o número de visitas a imóveis usados na cidade conhecida por suas moradias caras mais que dobrou em relação à média deste ano, atingindo o nível mais alto desde 2018, segundo a Leyoujia, uma das principais plataformas de agências imobiliárias. O número de tais transações também cresceu mais de duas vezes.

Huang Deyuan, gerente de uma loja da Leyoujia, disse ao Yicai que no último fim de semana, a filial de Shenzhen teve cerca de 50 grupos de clientes visitando imóveis, o que representa um aumento significativo em comparação com a faixa usual de 10 a 15 grupos. Huang afirmou que as recentes mudanças nas políticas trouxeram melhorias significativas. Anteriormente, a maioria dos clientes tinha uma mentalidade de “apenas olhando”, mas agora muitos clientes estão realmente fechando negócios.

Até mesmo as novas moradias estão atraindo mais interesse. Na semana passada, as vendas de novos imóveis por área aumentaram 19% em relação à semana anterior, segundo dados da China Index Academy.

Ainda assim, os construtores permanecem cautelosos. Uma fonte de uma empresa imobiliária disse ao Yicai que mais compradores em potencial estão visitando os projetos da empresa em Shenzhen, mas as transações continuam relativamente baixas.

“A situação real do mercado imobiliário não é tão próspera como retratado na internet”, disse a pessoa mencionada acima, acrescentando que a redução da porcentagem de pagamento inicial pelo governo central ainda não foi implementada em Shenzhen.

Se a porcentagem de pagamento inicial for reduzida, mas as pressões de pagamento de dívidas dos desenvolvedores de imóveis aumentarem, a situação não melhorará significativamente, então a eficácia das políticas ainda precisa ser comprovada, analisou outro especialista do setor.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
Imagem principal: Mao Siqian/ Xinhua