Um artigo recente da mídia chinesa, que revelou o algoritmo das plataformas de entrega de comida, fez com que os internautas na China condenassem as plataformas por pressionarem excessivamente os entregadores.
O artigo apontou que, sob a pressão do sistema, os entregadores têm sofrido com tempos de entrega não razoáveis, rotas erradas, atrasos de comerciantes e multas altas por atrasos na entrega. Para não ficarem bloqueados na plataforma, os entregadores tiveram que correr riscos e até mesmo violar as regras de trânsito.
De acordo com a Polícia Rodoviária de Xangai, no primeiro semestre de 2017, uma média de 1 entregador foi ferido ou morto a cada 2,5 dias. Em setembro de 2018, a polícia de trânsito de Guangzhou investigou e lidou com quase 2.000 entregadores que violaram a lei, entre os quais a gigante chinesa de entrega de comida Meituan respondia por metade deles. Sua maior concorrente, Ele.me, ficou em segundo lugar.
A Meituan e a Ele.me não se manifestaram sobre o assunto.
A Ele.me anunciou que o botão da nova função “Aguarde 5 minutos/mais 10 minutos” será lançado o mais rápido possível, o que proporcionará envelopes vermelhos ou outros benefícios aos consumidores que pressionarem o botão.
Meituan também emitiu uma declaração pública afirmando que o sistema de despacho permitirá 8 minutos de tempo flexível para os motoristas e atualizará a função de reclamação do motorista. Para tempos limite e reclamações em circunstâncias especiais, como condições meteorológicas extremas e acidentes, após verificação, isso não afetará a avaliação e renda do entregador.
Fonte: Tencent News