No final de 2020, Pinduoduo tinha 788,4 milhões de usuários (consumidores) ativos, 35% acima dos 585,2 milhões no final do ano anterior, tornando-a a maior plataforma de comércio eletrônico da China em termos de número de usuários, passando a Alibaba. A empresa divulgou no dia 17 de março os resultados financeiros do quarto trimestre e do ano completo de 2020.
De acordo com os demonstrativos, o volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) da plataforma para 2020 foi de RMB 1,66 trilhão ( US$ 260 bilhões), um aumento de 66% em relação aos RMB 1 trilhão (US$ 150 bilhões) em 2019. Entretanto, numa base não-GAAP (Non-GAAP), a Pinduoduo registrou um prejuízo líquido de RMB 2,96 bilhões (US$ 460 bilhões) em 2020, diminuindo em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dados do Departamento Nacional de Estatísticas mostram que em 2020, as vendas nacionais de varejo online cresceram a uma taxa anual de 10,9%. Com base no GMV nas casas de trilhões, a Pinduoduo cresceu 6 vezes mais rápido que a média da indústria.
Em 2020, a Pinduoduo lançou uma série de iniciativas como o apoio aos agricultores (crise devido à pandemia) e orientação da transformação de empresas de comércio exterior a vender dentro do país, e aprofundou a cooperação com várias das principais regiões produtoras da China.
O crescimento da receita da Pinduoduo foi derivado principalmente do forte crescimento da receita de serviços de tecnologia de marketing online e da receita gerada pela venda de novas mercadorias. Para o quarto trimestre, a receita dos serviços de tecnologia de marketing online da plataforma foi de 18,92 bilhões yauns (US$ 2,91 bilhões), um aumento de 95% em relação ao ano anterior. Para o ano completo de 2020, a receita dos serviços de tecnologia de marketing online da empresa foi de 47,95 bilhões yuans (US$ 7,37 bilhões), um aumento de 79% em relação ao ano anterior.
Devido a pandemia, os produtos agrícolas e os subprodutos agrícolas se tornaram a categoria de crescimento mais rápido na plataforma. Em 2020, o volume de negócios de produtos agrícolas foi de 270 bilhões de yuans (US$ 41,51 bilhões), dobrando o tamanho da categoria, atualmente ela representa 16,2% do volume de negócios anual. Até o momento, são mais de 12 milhões de produtores agrícolas conectados com os consumidores em todo o país através da plataforma Pinduoduo.
A empresa também continua cooperando profundamente com muitas instituições de pesquisa de ponta, especialistas acadêmicos e outras equipes de pesquisa do país e no exterior, investindo continuamente em plantio científico, aplicação da Internet das Coisas no campo, estufas autônomas, agricultura inteligente e outras áreas. Em 2020, a Pinduoduo investiu 6,89 trilhões de yuans (US$ 1,06 trilhão) em P&D, 78% a mais do que no ano anterior. A relação entre P&D e receita foi de 11,6%.
Fonte: 21st Century Business Herald