A marca “Pinduoduo Posthouse” recebeu através da Shanghai Yucan Information Technology uma licença para operar estações de serviços de armazenamento para o negócio de entregas (exceto cartas), com validade até 20 de setembro de 2028. As informações são do site oficial da Administração Postal Nacional.
Além da Shanghai Yucan Information Technology, outras empresas como a Nanjing Yucan Information Technology, a Shandong Yucan Information Technology e a Guangxi Yucan Information Technology também obtiveram licenças para operar estações de serviços para o negócio de entregas (exceto cartas). Isso significa que as estações de armazenamento de encomendas do Pinduoduo obtiveram licenças para operar em várias regiões.
Por trás da importância dada pelo Pinduoduo às estações de armazenamento de encomendas, o investimento do comércio eletrônico na logística é algo a se observar. Como um importante veículo para o futuro modelo de entrega de encomendas, as mudanças nas estações de armazenamento de encomendas também estão influenciando na “última milha” (last mile) da logística.
Por que o Pinduoduo precisa de estações de armazenamento de encomendas?
Com a obtenção da licença de entrega, a estratégia do Pinduoduo na “última milha” da entrega está entrando em uma fase crucial. Em 2022, o “Duoduo compra de verduras” do Pinduoduo, enquanto desenvolvia o negócio de compras em grupo da comunidade, mirou o serviço de coleta de encomendas e estabeleceu parcerias com empresas de entrega como S.F. Express, J&T Express, China Post, entre outras, para facilitar o processo de recebimento de encomendas. Agora, a ambição do Pinduoduo em desenvolver o negócio das estações de armazenamento de encomendas está se tornando mais clara.
O outro lado das estações de armazenamento de encomendas de entrega está ligado ao comércio eletrônico.
Com o fim do bônus de tráfego do comércio eletrônico, a competição entre as plataformas de ecommerce está se intensificando, e a importância dada aos serviços e à logística está sendo cada vez mais reforçada. Em março deste ano, a Alibaba “retirou” a listagem independente da Cainiao, braço de logística da Alibaba, e aumentou o investimento do grupo na Cainiao, que é considerada um apoio importante para a infraestrutura de transporte do comércio eletrônico.
Priorizar e valorizar a experiência do usuário é uma característica importante dos negócios de comércio eletrônico do Pinduoduo, e as estações de armazenamento de encomendas não só conectam o pós-venda dos consumidores, mas também os dados finais das plataformas de comércio eletrônico.
Apesar da atenção dada às novas políticas de “entrega em domicílio”, as estações de armazenamento de encomendas ainda são um importante veículo para o futuro modelo de entrega de encomendas. Na China, em grande maioria, as entregas são feitas em lojas e armários. Do ponto de vista da estratégia de configuração, o Pinduoduo precisa desenvolver suas próprias estações de armazenamento de encomendas para controlar os aspectos-chave da logística.
A fatia de mercado das entregas finais
A competição nas entregas finais também é intensa. Atualmente, as estações de armazenamento de encomendas são principalmente divididas em três tipos: estações operadas pelas próprias plataformas de comércio eletrônico, lojas próprias das empresas de entrega e estações de terceiros para coleta. As apoiadas pela Alibaba, como as estações da Cainiao, as lojas de entrega flagship da JD.com que foram testadas anteriormente, e as estações de coleta de terceiros como a Zhongtong Tuxi e a Yuantong Mama, competem diretamente com as estações de armazenamento de encomendas do Pinduoduo.
Para o Pinduoduo, a expansão das estações de armazenamento de encomendas ainda enfrenta muitos desafios. Anteriormente, a Cainiao processou o Pinduoduo por concorrência desleal, e o resultado do segundo julgamento mostrou que o tribunal considerou que o Pinduoduo estava envolvido em práticas de concorrência desleal, como promover o sistema final de compras “Duoduo Compra de Verduras” nas lojas finais da Cainiao e usar indevidamente a identificação comercial da Cainiao nos “pontos de coleta”, e condenou o Pinduoduo a pagar RMB 5 milhões em perdas econômicas para a Cainiao. Na competição das estações de armazenamento de encomendas de entrega, o Pinduoduo, como um jogador mais recente, ainda precisa considerar mais aspectos.
Atualmente, o desenvolvimento da logística final está mostrando uma tendência de diversificação. Seja na combinação de entrega em domicílio, coleta e serviços personalizados na etapa de entrega, ou na tendência de integração de fluxo comercial e logístico no sistema de logística final de entrega, está claro que a logística final precisa se expandir para aumentar a participação, considerando os interesses de todas as partes envolvidas. Isso também significa que, para os participantes da logística final, o desafio de operação e integração será mais rigoroso. Como usar as estações de armazenamento de encomendas como ponto de apoio, integrando os recursos próprios do Pinduoduo para que as estações de armazenamento de encomendas do Pinduoduo desempenhem mais funções pode se tornar uma questão-chave.
A obtenção da licença permitirá que o Pinduoduo se expanda para mais cidades de forma mais natural, conquistando mais participação de mercado, mas terá pouco impacto sobre os outros players do setor. Isso ocorre porque o mercado de entrega final é grande o suficiente e ainda tem muito a ser explorado.
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Industrieblick/ Adobe Stock