Empreendedorismo

Gigante do varejo chinês Pinduoduo quase dobra receita no 3° trimestre

Varejo chinês Pinduoduo
Fonte da imagem: Xinhua

O gigante chinês de varejo, Grupo Pinduoduo, divulgou, em 28 de novembro, o seu relatório financeiro do terceiro trimestre de 2023, encerrado em 30 de setembro, em que mostra uma receita de RMB 68,84 bilhões para o período. A cifra representa um aumento de 93,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro líquido atribuível aos acionistas ordinários da empresa foi de RMB 15,537 bilhões, um aumento de 47% em relação ao ano anterior; e o lucro líquido não de acordo com os GAAP (Princípios contábeis geralmente aceitos dos Estados Unidos) atribuível aos acionistas ordinários foi de RMB 17,027 bilhões, um aumento de 37%.

Até o fechamento do mercado em 28 de novembro, as ações da Pinduoduo (Nasdaq: PDD) estavam cotadas a US$139 por ação, com alta de 18,08%. De acordo com dados da Wind, o preço das ações da Pinduoduo aumentou mais de 70% no ano, alcançando um valor de mercado de US$ 184,7 bilhões.

Enquanto isso, a Alibaba, principal concorrente da Pinduoduo e também a fonte original de muitos dos comerciantes que vendem produtos na Pinduoduo, viu uma queda contínua no preço de suas ações, com seu valor de mercado atual nos EUA caindo para US$ 195,4 bilhões, apenas aproximadamente US$ 10 bilhões à frente da Pinduoduo.

Em termos de negócios específicos, a receita da Pinduoduo com serviços de marketing online e outras receitas foi de RMB 39,69 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 39% em relação ao ano anterior. A receita de serviços de transação (principalmente receita de comissões) foi de RMB 29,15 bilhões, um aumento de 315% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de despesas, as despesas de marketing da Pinduoduo alcançaram RMB 21,75 bilhões, um aumento de 55% em relação ao ano anterior.

O relatório atribui o aumento nas despesas principalmente ao aumento nas taxas de cumprimento, taxas de processamento de pagamentos, custos de manutenção e despesas de call center. Além disso, as despesas de vendas e marketing, assim como os gastos com promoções e publicidade, continuam a crescer.

Após a conferência de divulgação de resultados, o CEO da Pinduoduo, Chen Lei, afirmou que o desenvolvimento da companhia se beneficia de uma estratégia de crescimento de alta qualidade. Chen disse que este ano viu uma intensificação da concorrência no setor de comércio eletrônico, e a empresa aderirá à sua estratégia de crescimento de alta qualidade, mantendo o foco estratégico.

A Co-CEO da companhia, Zhao Jiazhen, disse que a concorrência é normal no setor, e a Pinduoduo está mais focada em aprimorar continuamente sua competitividade central. A abordagem da empresa para a concorrência sempre foi clara: não olhar para o que os concorrentes estão fazendo, mas para o que os consumidores precisam.

Negócio internacional: Temu

O negócio internacional da Pinduoduo, a marca Temu, tem sido um ponto focal de atenção externa. O relatório financeiro não divulgou separadamente a receita da Temu. No entanto, o CEO revelou que, desde seu lançamento no terceiro trimestre do ano passado, a Temu expandiu para mais de 40 países e regiões em todo o mundo. “Esperamos usar nossa base acumulada de cadeia de suprimentos ao longo dos anos para fornecer aos consumidores de diferentes regiões do mundo um canal para comprar diretamente das fábricas, oferecendo uma cadeia de suprimentos mais flexível e personalizada e uma experiência de compra abrangente e com bom custo-benefício”, disse Chen.

Fonte: thepaper.cn
Imagem principal: Xinhua