Tecnologia

Pesquisadores chineses têm importante avanço no campo da física multiquântica

No dia 16 de agosto, notícias da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong mostraram que a equipe do professor Wu Ying, da Escola de Física da Universidade de Huazhong, fez progressos importantes no campo da física multiquântica.

Com base na teoria da simetria de paridade, os pesquisadores propuseram radiação correlacionada de múltiplos fótons, protegida por simetria de paridade, estabelecendo uma conexão entre eles.

O processo de radiação de luz comum ocorre na forma de um único fóton, ou seja, a menor unidade de energia. A unidade de energia mínima da radiação correlacionada com vários fótons torna-se um feixe de vários fótons composto de vários fótons correlacionados.

De um ponto de vista básico, essa radiação expande a compreensão das pessoas sobre o processo de radiação de luz, em aplicações básicas, os estados correlacionados com vários fótons fornecem recursos importantes para a transmissão de informações métricas de alta fidelidade e medição de precisão quântica que quebra o padrão quântico limite.

Portanto, a realização de radiação correlacionada multifotônica de alta pureza tornou-se um dos tópicos de pesquisa importantes em óptica quântica e ciência da informação quântica.

Em resposta a este tópico de pesquisa, a equipe de Wu Ying combinou a teoria da simetria de paridade e propôs uma radiação multifotônica correlacionada, com proteção de simetria de paridade. Os resultados da pesquisa mostram que a inversão de qubit acionada por laser e a transição de conservação de simetria induzida pela interação de Rabi só podem levar à realização de feixes de fótons intracavitários com número par de fótons.

Nas condições permitidas para o experimento atual, este trabalho prevê um processo de radiação correlacionado a dois fótons com pureza próxima a 100%.

O artigo de pesquisa desta conquista, intitulado “Parity-Symmetry-Protected Multiphoton Bundle Emission”, foi publicado recentemente no jornal oficial de física “Physics Review Letters”. Essa conquista fornece uma nova ideia para a interseção da física multifotônica com a teoria da simetria e, ao mesmo tempo, fornece orientação teórica para a realização de lasers multifotônicos protegidos por simetria e fontes multifotônicas.

 

Fonte: IT Home