Tecnologia

Conferência Mundial de Robôs 2022 inicia em Pequim

Pequim: Conferência Mundial de Robôs

Matéria publicada originalmente no dia 09 de agosto de 2022

A Conferência Mundial de Robôs 2022 (WRC 2022) será realizada em Pequim, no Beijing Etrong International Exhibition & Convention Center, em Yizhuang, de 18 a 21 de agosto. Neste ano, uma nova seção sobre robôs humanoides será apresentada e centenas de cães robôs dançarão em frente ao público durante o evento.

Haverá três seções, o Fórum Mundial de Robôs, a Exposição Mundial de Robôs, e o Concurso Mundial de Robôs. Serão expostos mais de 500 produtos de mais de 130 empresas, desde robôs de combate a incêndio até robôs cirúrgicos. Enquanto isso, mais de 30 novos produtos serão lançados durante a conferência.

A WRC 2022 será realizada tanto offline como online. Segundo Chen Ying, vice-presidente do Instituto Chinês de Eletrônica, mais de 300 cientistas, assim como representantes de organizações internacionais e empresas da China e do exterior, participarão do evento.

A exposição deste ano cobrirá uma área de 40.000 metros quadrados, apresentando várias seções significativas sobre tecnologias inovadoras em robótica, robôs industriais, robôs de serviço e robôs especializados.

Além disso, a conferência apresentará o Campeonato Mundial de Robôs de 2022 e lançará um relatório sobre o desenvolvimento da indústria robótica da China.

Wang Hong, diretor-geral adjunto do primeiro departamento da indústria de equipamentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, disse que a robótica está desempenhando um papel fundamental na condução da digitalização industrial e na promoção do desenvolvimento da economia digital.

Discursando em uma conferência de imprensa em Pequim na segunda-feira (8), Wang disse que a indústria robótica da China tem testemunhado um crescimento considerável apesar de desafios como um ambiente internacional complicado e sombrio e as pressões dos surtos da COVID-19. Ela será influente globalmente na robótica.

Pequim: Conferência Mundial de RobôsA produção dos robôs industriais chineses atingiu um recorde de 366.000 unidades em 2021, um aumento de 67,9% em relação ao ano anterior. E a produção dos robôs de serviço do país saltou 48,9% para 9,21 milhões de unidades no ano passado.

As vendas globais de robôs industriais tiveram uma forte recuperação em 2021, com um recorde de 486.800 unidades enviadas, um aumento de 27% em relação ao ano anterior, de acordo com um relatório recente da Federação Internacional de Robótica.

No próximo passo, Wang disse que o país dará um grande impulso para assegurar cadeias industriais e de fornecimento estáveis, fortalecer os laços entre empresas e instituições de robótica no país e no exterior, e integrar-se melhor nas redes globais de inovação.

Mais esforços também serão feitos para melhorar as capacidades básicas da indústria robótica da China, realizar pesquisas conjuntas sobre peças essenciais, software e produtos robóticos e impulsionar a inovação colaborativa entre as indústrias robóticas, universidades e institutos de pesquisa.

De acordo com Chen, o próximo evento será coorganizado pelo Governo Municipal de Pequim, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e CAST.

A conferência tem, ao longo dos anos, promovido efetivamente o desenvolvimento inovador da indústria robótica da China, fazendo contribuições positivas para a construção de um sistema robótico global aberto e inclusivo.

Pequim tem mais de 400 empresas de robótica. A cidade está intensificando os esforços para se transformar em um centro global de inovação científica e tecnológica. Portanto, a realização da WRC 2022 ajudará a promover o desenvolvimento de alta qualidade de sua indústria robótica e a criar um sistema econômico de alto nível.

Fonte: Xinhua; 21st Century Business Herald