A PATEO, fornecedora chinesa de soluções de cockpit inteligente e conexão veicular, está entre as poucas empresas da China que oferecem ambas as soluções integradas. Em 2010, lançou o primeiro sistema de rede veicular 3G da China e passou a integrar o mercado de veículos inteligentes conectados. Desde então, mantém presença entre os primeiros desenvolvedores de soluções de cockpit inteligente no país.
Diferentemente de outros fornecedores focados em hardware, a PATEO adota um modelo integrado. A empresa combina software, hardware e serviços em nuvem em uma solução completa. Essa abordagem permite atender demandas personalizadas de montadoras com diferentes necessidades operacionais.
As soluções de cockpit inteligente representam a principal fonte de receita da empresa. Tanto o valor quanto a participação desse segmento na receita total cresceram nos últimos anos. Em paralelo, a empresa mantém fornecimento de soluções conectadas inteligentes para montadoras (OEMs), com uma operação estável nesse mercado.
Participação no mercado de veículos de nova energia
Com base nas remessas de 2024, a PATEO ocupa a segunda posição no fornecimento de controladores de domínio de cabine inteligente para veículos de nova energia produzidos localmente na China. A empresa detém 11,9% do mercado, atrás apenas de um concorrente com 22,8%.
Segundo a consultoria Frost & Sullivan, a receita da indústria chinesa de soluções de cabine inteligente para automóveis de passageiros deve crescer de RMB 129 bilhões em 2024 para RMB 299,5 bilhões em 2029, com taxa média anual de 18,4%. A expectativa é que a maior participação das montadoras chinesas no mercado nacional, aliada ao avanço dos recursos de inteligência veicular, impulsione a demanda por cockpits inteligentes.
Serviços conectados e operação em nuvem
A PATEO também oferece soluções de conectividade para OEMs, com foco em dois serviços principais: operação do usuário e plataforma conectada. O suporte inclui atendimento, engajamento e gestão de ecossistemas, com o objetivo de atrair motoristas e fortalecer o valor das marcas parceiras.
Já os serviços de plataforma conectada visam manter e otimizar sistemas desenvolvidos por OEMs ou pela própria empresa. Os esforços incluem melhorias em estabilidade, desempenho, segurança e adaptação a novas demandas comerciais.
Receita e desempenho financeiro
Entre 2022 e 2024, a receita da divisão Internet of Vehicles da Baidu cresceu de RMB 1,218 bilhão para RMB 2,557 bilhões. No mesmo período, as perdas anuais variaram entre RMB 284 milhões e RMB 541 milhões.
A empresa passou por diversas rodadas de financiamento. Em 2024, concluiu a rodada D com captação de aproximadamente RMB 1,047 bilhão, atingindo avaliação pós-investimento de RMB 8,572 bilhões.
Estrutura acionária e planos de IPO
Antes do IPO, o fundador da Botai Internet of Vehicles, Ying Yulun, detinha 23,95% das ações. A plataforma de incentivo aos funcionários possuía 11,38%. Entre os investidores corporativos, a subsidiária da Xiaomi, Tianjin Jinmi, detinha 5,75%; o Dongfeng Group, 2,69%; e a FAW Equity, 2,42%.
Os recursos captados no IPO de Hong Kong serão destinados à ampliação do portfólio de produtos, evolução tecnológica e fortalecimento da estrutura interna. A empresa também pretende investir em capacidade de fabricação, redes de vendas e suporte, além de realizar aquisições estratégicas. Parte do capital será utilizada como capital de giro e para fins corporativos gerais.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: 36kr