Economia

Pagamento e recebimento transfronteiriço da China em moeda chinesa atinge RMB 41,6 trilhões

Pagamento transfronteiriço
Fonte da imagem: Zhang Chunlei/ Xinhua

Um relatório recentemente publicado pelo Banco Popular da China mostra que o uso transfronteiriço da moeda chinesa, o RMB, cresceu de forma estável. De janeiro a agosto de 2024, o total do pagamento e recebimento transfronteiriço de RMB atingiu RMB 41,6 trilhões, um aumento de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O “Relatório sobre a Internacionalização da Moeda da China RMB em 2024”, mostra que, nos últimos anos, a proporção do pagamento e recebimento em RMB do comércio internacional de mercadorias da China tem aumentado constantemente. Em 2023, a proporção do pagamento e recebimento transfronteiriço de RMB do comércio de mercadorias em relação ao total do pagamento e recebimento transfronteiriço em moedas locais e estrangeiras no mesmo período foi de 24,8%, e de janeiro a agosto de 2024, essa proporção subiu para 26,5%.

No que diz respeito ao comércio de serviços, de janeiro a agosto de 2024, o total do pagamento e recebimento transfronteiriço de RMB do comércio de serviços da China foi de RMB 1,2 trilhão, um aumento de 22,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. O valor representa 31,8% do total do pagamento e recebimento em relação ao comércio de serviço transfronteiriço em moedas locais e estrangeiras no mesmo período.

Segundo o relatório, desde o início deste ano, a função da moeda RMB como moeda de investimento e financiamento foi ainda mais fortalecida, e os investidores estrangeiros continuaram a comprar títulos da China. Até o final de agosto, investidores estrangeiros tinham cerca de RMB 4,6 trilhões em títulos em

Pagamento de commodities

O relatório mostra que, nos primeiros oito meses deste ano, o total do pagamento e recebimento transfronteiriço de RMB para as principais commodities atingiu RMB 1,5 trilhão, um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, a China listou 24 produtos de futuros e opções internacionalizados, como petróleo bruto e minério de ferro, e introduziu investidores estrangeiros, proporcionando uma base de preços para a liquidação e liquidação da moeda RMB para as transações de commodities.

O relatório afirma que, na próxima fase, o Banco Popular da China irá melhorar ainda mais os arranjos institucionais básicos para o uso transfronteiriço da moeda RMB, satisfazendo as necessidades de pagamento e recebimento, investimento, financiamento e gestão de riscos.

Fonte: jingji.cctv.com