Tecnologia

Nvidia está desenvolvendo o menor supercomputador de IA do mundo, diz fundador

Supercomputador Nvidia
Fonte da imagem: Youtube divulgação/ Nvidia

A Nvidia está desenvolvendo o menor supercomputador do mundo alimentado por inteligência artificial, anunciou o fundador da gigante americana de chips durante seu discurso na Consumer Electronics Show (CES) na segunda-feira, 6, onde também revelou uma série de novos produtos da empresa. As informações são do portal chinês, Yicai Global. A CES é um dos maiores eventos de inovação da indústria de tecnologia.

O supercomputador, chamado Project Digits, será equipado com o superchip GB10 da Nvidia e oferecerá um petaflop de potência computacional em um formato compacto, afirmou Jensen Huang, que também é o CEO da empresa sediada em Santa Clara, no evento de tecnologia realizado em Las Vegas. Huang também apresentou a Nvidia Cosmos, uma plataforma projetada para acelerar o desenvolvimento físico de IA.

Segundo Huang, o desenvolvimento de modelos físicos de IA é caro, pois exige grandes volumes de dados do mundo real e testes extensivos. Com a plataforma Cosmos, desenvolvedores podem gerar vídeos baseados em física a partir de entradas como texto, imagens e vídeos, além de dados combinados de sensores e movimentos robóticos. Esses modelos podem simular ambientes industriais, como armazéns ou fábricas, e condições de condução, como diferentes cenários rodoviários.

Os modelos da Cosmos estão disponíveis sob a licença de modelo aberto da Nvidia, informou Huang. A Figure AI, uma empresa de robôs humanoides apoiada pela Nvidia, e a startup de carros elétricos Xpeng Motors estão entre os primeiros usuários da Cosmos.

A Nvidia também está se unindo à Toyota Motor para desenvolver a próxima geração de carros autônomos, o que, segundo Huang, pode ser o próximo mercado trilionário.

No que diz respeito a robôs, a Nvidia reiterou que não pretende competir diretamente com fabricantes como a gigante americana de carros elétricos Tesla, mas sim oferecer “serviços de fundição” para montadoras.

No ano passado, a Nvidia aumentou significativamente seus investimentos em capital de risco, destinando até US$ 1 bilhão para startups de IA em 50 rodadas de captação de recursos, em comparação com 39 no ano anterior. Os gastos da empresa com aquisições superaram os realizados nos últimos quatro anos combinados.

Em novembro do ano passado, a Nvidia inaugurou seu segundo escritório em Pequim. A filial chinesa tem contratado ativamente e, até dezembro, ampliou seu quadro em várias centenas de pessoas em relação ao ano anterior, atingindo um total de 3.600 funcionários. Os novos membros da equipe de pesquisa e desenvolvimento estão atuando em áreas como direção autônoma e robótica, com foco não apenas no mercado chinês, mas também no global.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global