O número de empresas privadas chinesas quadruplicou na última década de quase 10,86 milhões em dezembro de 2012 para 47 milhões neste mês de agosto, de acordo com a Administração Estatal de Regulação do Mercado na China (SAMR, sigla em inglês).
As companhias privadas representam agora 93,3% do total de empresas chinesas, acima dos 79,4% de uma década atrás. Elas desempenham um papel indispensável para estabilizar o crescimento, promover a inovação, expandir o emprego e melhorar a subsistência, servindo como um importante motor para o desenvolvimento econômico e social, disse um funcionário do Departamento de Registro de Empresas da Administração Estatal de Regulação do Mercado na China.
As empresas privadas têm demonstrado forte resistência em seu desenvolvimento, graças a uma série de políticas emitidas pelas autoridades chinesas sobre tributação, finanças, emprego e seguridade social nos últimos anos para ajudar a aliviar os encargos assumidos pelas entidades do mercado.
De acordo com estatísticas da Administração do Estado para Regulamentação de Mercados, entre o início de 2020 e agosto de 2022, quase 11,85 milhões de empresas privadas foram registradas, o que representou 1/3 do número total de registros nos últimos 10 anos.
As estatísticas mostram que o número de empresas financiadas pelo exterior cresceu de 441 mil para 668 mil do final de 2012 até o final deste mês de agosto, um aumento de 51,5%.
Como a economia chinesa está passando de uma fase de rápido crescimento para uma fase de desenvolvimento de alta qualidade, as empresas estrangeiras na China estão cada vez mais desviando seus investimentos para o setor de alta tecnologia, otimizando ainda mais a estrutura industrial, disse o funcionário.
Entre as empresas estrangeiras estabelecidas nos primeiros oito meses deste ano na China, 15,4% e 9,6% estavam engajadas na “indústria de pesquisa científica e serviços técnicos” e na “transmissão de informações, software e serviços de TI”, com um aumento de 9,1 e 4,7%, respectivamente, em relação a uma década atrás.
O desenvolvimento comum de empresas chinesas com diversas formas de propriedade aumentou muito a força nacional geral e a competitividade global da China, demonstrando plenamente as vantagens e a vitalidade do socialismo com características chinesas, e está levando o país a fomentar um novo paradigma de desenvolvimento e a promover um desenvolvimento de alta qualidade.
Fonte: GOV.CN