O número de conexões de IoT da China deve superar os 3 bilhões até o fim de 2024. A informação foi divulgada durante o lançamento do primeiro livro branco sobre o tema, “Economia Digital Inteligente Conectada a Tudo”, na conferência mundial de IoT realizada em 3 de novembro, em Pequim.
IoT ou Internet of Things (Internet das Coisas), é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos do dia a dia à internet, permitindo que eles troquem dados entre si e com outros sistemas. Esses dispositivos podem variar desde aparelhos domésticos, como geladeiras e lâmpadas inteligentes, até sensores industriais e dispositivos médicos.
Até o final de julho de 2024, o número total de estações base de comunicação móvel da China atingiu 11,93 milhões, formando uma capacidade de acesso diferenciada para atender às demandas de aplicações da indústria. Até o final de agosto de 2024, o número de usuários finais de IoT atingiu 2,565 bilhões.
O presidente do Comitê Executivo da Conferência Mundial de IoT, He Xuming, afirmou que “a China está na liderança mundial na construção básica de IoT e no desenvolvimento inovador da economia digital”. Ele disse que, neste ano, espera-se que mais de 4,3 milhões de estações base 5G que suportam IoT sejam construídas, e o número de conexões de IoT deve superar os 3 bilhões.
O valor anual da economia digital da China pode exceder RMB 70 trilhões, com um crescimento de mais de 20%.
Até 2025, mais de 30 novos padrões nacionais e padrões industriais de IoT serão formulados. A padronização é fundamental no desenvolvimento da indústria de IoT. Até 2025, mais de 30 novos padrões nacionais e padrões industriais no campo de IoT serão formulados.
O Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação e a Comissão Nacional de Padronização emitiram conjuntamente o “Guia para a Construção do Sistema Padrão de IoT (Edição 2024)”, propondo que até 2025, mais de 30 novos padrões nacionais e padrões industriais no campo de IoT serão formulados, e mais de 10 padrões internacionais serão participados, acelerando a formação de um sistema padrão que lidera o desenvolvimento de alta qualidade da indústria de IoT.
Devido ao grande número de organizações de padronização de IoT, as responsabilidades ainda não são claras. Ao mesmo tempo, a tecnologia de IoT está se desenvolvendo rapidamente, o que exige que o trabalho de formulação de padrões se ajuste e atualize o sistema padrão a tempo.
IoT no mundo
Nos últimos anos, os governos de vários países emitiram políticas para promover a pesquisa e desenvolvimento e a aplicação da tecnologia de IoT. Os dados do “Livro Branco da Economia Digital Inteligente Conectada a Tudo”, lançado na Conferência Mundial de IoT de 2024, mostram que este ano o número global de conexões de IoT deve exceder 25 bilhões.
Cerca de 100 países e regiões em todo o mundo estabeleceram mais de 400.000 instituições, institutos de pesquisa e organizações sociais de economia digital de IoT, e mais de 1 milhão de plataformas de aplicação industrial e sistemas de serviço públicos. O investimento na construção básica da economia digital de IoT representa mais de 60% do investimento total global. Espera-se que até 2030 o valor da produção da economia digital avançada de inteligência conectada a tudo em todo o mundo exceda US$ 50 trilhões.
Fonte: stdaily.com