Destaques da Semana

Nova plataforma educacional da China integra ensino e inteligência artificial

Ensino e inteligência artificial

O Ministério da Educação da China realizou, em 31 de março, a reunião de implementação da Estratégia Nacional de Digitalização da Educação para 2026 e anunciou a nova versão da Plataforma Nacional de Educação Inteligente. A iniciativa amplia a integração entre inteligência artificial e ensino e reorganiza a oferta de serviços educacionais digitais no país.

A atualização da plataforma atende a demandas estratégicas do sistema educacional. O novo Centro de Educação Escolar passou a reunir e atualizar conteúdos de educação básica, ensino profissional e ensino superior em um único ambiente. A medida busca padronizar o acesso e melhorar a gestão dos recursos educacionais.

Além disso, o ministério lançou três novos módulos: o Centro de Inovação Científica e Tecnológica, o Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida e o Centro de Ensino de Língua Chinesa. O primeiro conecta educação, tecnologia e formação de profissionais. O segundo estrutura um sistema de ensino contínuo aberto à população. Já o terceiro responde ao aumento da procura internacional pelo idioma chinês.

O governo vai implementar o Centro Nacional de Big Data Educacional. A proposta é integrar e compartilhar dados do setor, além de ampliar o uso dessas informações na formulação de políticas públicas. Com o apoio de inteligência artificial, o ministério pretende reforçar a tomada de decisão e a gestão educacional com base em dados.

Segundo o governo chinês, as medidas fazem parte da estratégia para modernizar o sistema educacional e alinhar a formação de estudantes às demandas tecnológicas e econômicas do país.

Fonte: people.com.cn