O Centro Comercial Duty Free da Baía de Haitang, na cidade de Sanya, província de Hainan, estava lotado no início da semana. As promoções e grandes descontos atraíram longas filas de clientes, especialmente em algumas conhecidas lojas internacionais de marcas de cosméticos.
O relatório de mercado divulgado pelo aplicativo de viagens Ctrip diz que o setor de turismo de Sanya cresceu, no geral, em mais de 20% de 1 a 14 de junho. Além disso, com base nos dados de reservas de atividades turísticas no Ctrip durante o Dragon Boat Festival, evento que ocorre de 25 a 27 de junho, a ilha também se classifica entre as principais cidades da China.
De acordo com o jornal The Paper News, um hotel em Sanya com mais de 1300 quartos está praticamente lotado, e um outro hotel cinco estrelas com mais de 440 quartos, próximo ao Shopping Duty Free da Baía de Haitang, tem uma taxa de ocupação de mais de 90%, e também costuma estar totalmente reservado aos finais de semana.
O entusiasmo de compra em Sanya não é apenas atribuído à pandemia global que impedia os consumidores chineses de fazerem compras no exterior. Também se deve à política nacional divulgada em junho, que anunciou que o limite cumulativo de compras isentas de impostos por pessoa por ano para turistas na província de Hainan aumentaria de 30 mil yuans para 100 mil yuans. Embora a política ainda não tenha sido implementada oficialmente, os turistas já estão entrando em Sanya esperando sua implementação em breve.
No entanto, os esforços de controle e prevenção da pandemia não foram relaxados. Todos os passageiros que entram e saem de Hainan precisam adquirir o “Código de Saúde Hainan” com antecedência e só podem passar com o código verde.
Ilha Hainan: uma nova Área de Livre Comércio na China
Hainan é uma ilha que abrange uma área de 35.400 km², com uma população de mais de 9 milhões. Como referência, Hainan é do tamanho de Taiwan (36.000 km²) e mais de 30 vezes maior que a área de Hong Kong (mais de 1.100 km²) e Cingapura (mais de 700 km²), além de muito maior que Dubai (4.000 km²) .
Em 2020, a província de Hainan se tornou outra Área de Livre Comércio na China como um novo foco estratégico nacional, posicionando-se como “3 Áreas e 1 Centro”, o que significa 3 parques transfronteiriços de e-commerce, respectivamente, um em uma área alfandegada, outra em uma área portuária alfandegada e outro em uma área de processamento de exportações, e 1 centro transfronteiriço de comércio e exibição de mercadorias.
Em um futuro próximo, quando o Plano da Zona de Livre Comércio de Hainan for implementado, Hainan se tornará o maior Porto de Livre Comércio do mundo, sendo único na China continental.
Fonte: The Paper News